Gestão Sustentável e Capacidade Dinâmica de Inovação de Empresas de Base Tecnológica da Saúde Outros Idiomas

ID:
53458
Periódico:
Resumo:
A criação e operação de empresas de base tecnológica (EBT) são o principal incentivo à inovação nas economias emergentes, especialmente em indústrias que exigem um alto grau de tecnologia, mas que muitas vezes são negligenciadas, como é o caso do setor de saúde. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi verificar como a gestão sustentável dos negócios pode potencializar a capacidade dinâmica de inovação de EBTs da saúde. Especificamente, buscamos: a) identificar os instrumentos de gestão sustentável adotados pelos EBT; b) verificar se os instrumentos de gestão sustentável criam, ampliam ou modificam a base de recursos utilizada pelos EBTs na geração de inovações; c) mapear as contribuições de instrumentos de gestão sustentável para a capacidade dinâmica de inovação de EBTs. O método qualitativo de estudo de caso múltiplo foi utilizado, com base em entrevistas semiestruturadas com os gerentes de duas EBTS, além de dados secundários obtidos por meio de mídia digital e impressa. Após a coleta dos dados, a análise de conteúdo foi realizada com o software Iramuteq foi utilizado. Quanto aos resultados, verificou-se que, a partir do desenvolvimento de capacidades dinâmicas de inovação, as EBTs investigadas instituíram ações de gestão sustentável que melhoraram seus modelos de negócio, gerando inovações com características frugais e disruptivas, o que levou a melhorias contínuas tanto no processo produtivo como nas ações de gestão sustentável.
Citação ABNT:
PRECZEVSKI, S. M.; COSTA, P. R.; FERRAZ, R. R. N.; FREITAS, W. R. S. Gestão Sustentável e Capacidade Dinâmica de Inovação de Empresas de Base Tecnológica da Saúde. Revista de Negócios, v. 23, n. 4, p. 25-46, 2018.
Citação APA:
Preczevski, S. M., Costa, P. R., Ferraz, R. R. N., & Freitas, W. R. S. (2018). Gestão Sustentável e Capacidade Dinâmica de Inovação de Empresas de Base Tecnológica da Saúde. Revista de Negócios, 23(4), 25-46.
DOI:
http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2018v23n4p25-46
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/53458/gestao-sustentavel-e-capacidade-dinamica-de-inovacao-de-empresas-de-base-tecnologica-da-saude/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português