Concepções de Desenvolvimento Econômico e a Compreensão do Papel do Turismo na Redução da Pobreza Outros Idiomas

ID:
53462
Resumo:
O presente artigo busca evidenciar o contexto que possibilitou a conformação de uma visão que atribui ao turismo a capacidade de reduzir a pobreza, amplamente utilizada pelas principais instituições multilaterais de desenvolvimento (Banco Mundial; OIT; OMT; ONU-PNUD) em âmbito internacional. Para tanto, a pesquisa busca respostas na compreensão de desenvolvimento econômico por meio de duas linhas analíticas principais: a corrente neoliberal e seu contraponto, a corrente “crítica” de desenvolvimento. São utilizados principais traços de ambas as perspectivas, buscou-se discutir a contribuição de cada linha para entender aspectos positivos e negativos da corrente que associa ao turismo a capacidade de combater a pobreza. Paralelamente, foram apresentados, de forma sintética, como cada instituição compreende a pobreza, suas causas e o papel do turismo para contribuir em sua redução. O objetivo consistiu, assim, em conferir conteúdo crítico a temática e suscitar novas discussões em um cenário ainda atual e de grande relevância para o campo epistemológico e empírico do turismo.
Citação ABNT:
MALTA, G. A. P.; BRAGA, S. S.; BARBOSA, M. F. P. Concepções de Desenvolvimento Econômico e a Compreensão do Papel do Turismo na Redução da Pobreza . Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 13, n. 2, p. 16-31, 2019.
Citação APA:
Malta, G. A. P., Braga, S. S., & Barbosa, M. F. P. (2019). Concepções de Desenvolvimento Econômico e a Compreensão do Papel do Turismo na Redução da Pobreza . Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 13(2), 16-31.
DOI:
https://doi.org/10.7784/rbtur.v13i2.1513
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/53462/concepcoes-de-desenvolvimento-economico-e-a-compreensao-do-papel-do-turismo-na-reducao-da-pobreza-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português