Cartografias Imaginativas do Brasil nas Brochuras Turísticas Alemãs e Francesas: Da Exotização à Mercantilização Turística Outros Idiomas

ID:
53465
Resumo:
À luz dos Estudos Culturais e da teoria pós-colonial, o presente estudo propôs-se investigar de que forma a imagem do Brasil em brochuras turísticas que o promovem na Alemanha e na França nas temporadas 2014 e 2015 está condicionada pela mercantilização e exotização. A análise centrada no conteúdo visual das brochuras turísticas permitiu acessar as representações simbólicas envolvidas na percepção do Brasil como um Outro. Além disso, foi possível identificar o que se designou indistintamente, por cartografias ou paisagens culturais imaginativas nas representações do Brasil, centradas em três dimensões: cultura urbana, cultura rural e paisagem natural e, ainda, uma vertente social e humana. Em linhas gerais, as cartografias ou paisagens forneceram um conjunto de referências responsáveis pela caracterização dos destinos: a cartografia da cultura urbana vinculou-se diretamente com o patrimônio material, as manifestações culturais e os espaços “turistificados” que suportam a atividades; a cartografia da cultura rural e a paisagem natural relacionaram-se com a forma como a natureza foi representada e as múltiplas possibilidades do visitante vivenciar experiências; já a cartografia social humana ligou-se ao comportamento e estilo de vida do povo brasileiro.
Citação ABNT:
SILVEIRA, L. P. O.; BAPTISTA, M. M. Cartografias Imaginativas do Brasil nas Brochuras Turísticas Alemãs e Francesas: Da Exotização à Mercantilização Turística . Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 13, n. 2, p. 69-92, 2019.
Citação APA:
Silveira, L. P. O., & Baptista, M. M. (2019). Cartografias Imaginativas do Brasil nas Brochuras Turísticas Alemãs e Francesas: Da Exotização à Mercantilização Turística . Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 13(2), 69-92.
DOI:
http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v13i2.1545
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/53465/cartografias-imaginativas-do-brasil-nas-brochuras-turisticas-alemas-e-francesas--da-exotizacao-a-mercantilizacao-turistica-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português