Contábil Quiz: Satisfação dos Estudantes de Ciências Contábeis com o Uso de App no Processo de Ensino-Aprendizagem Outros Idiomas

ID:
53498
Periódico:
Resumo:
O presente estudo buscou analisar a satisfação dos estudantes de Ciências Contábeis com o uso do Aplicativo Contábil Quiz no processo de ensino-aprendizagem. O Aplicativo foi desenvolvido por um programador com base nas diretrizes fornecidas pelos pesquisadores e usado na disciplina de Contabilidade Introdutória. Posteriormente ao seu uso, foram aplicados questionários contendo questões sobre as características dos discentes e 10 afirmações em relação à utilização do Aplicativo com as quais os alunos deveriam atribuir uma nota de 0 (discordo totalmente) a 10 (concordo totalmente) pontos. Ao todo, obtiveram-se 82 respostas válidas (56,94% da população). Dentre os resultados, enfatiza-se que os alunos reportaram satisfação com o uso do Aplicativo (média = 9,12; DP = 1,16), posição favorável ao uso de tecnologias no ensino de contabilidade (média = 9,60; DP = 1,02) e que esse tipo de ferramenta facilita o estudo (média = 9,24; DP = 1,23). Adicionalmente, buscou-se verificar os fatores que impactam o nível de satisfação discente por meio de regressão logística binomial, a qual indicou que o sexo e a atividade profissional dos alunos são relevantes para a sua determinação (p < 0,10). Os alunos do sexo feminino e que possuem trabalho têm maior propensão de obter maior satisfação do que os estudantes sem essas características. Tomados em conjunto, os resultados encorajam e sugerem que o uso de tecnologia, mais especificamente de aplicativos e tecnologias móveis (mobile-learning), pode colaborar para aprimorar o nível de satisfação dos estudantes de contabilidade. O Aplicativo e os achados abrem novas oportunidades de pesquisa.
Citação ABNT:
BORNAL, E. M.; BARBANTE JUNIOR, E. A.; MATSUOKA, I. N.; NASU, V. H.; NOGUEIRA, D. R. Contábil Quiz: Satisfação dos Estudantes de Ciências Contábeis com o Uso de App no Processo de Ensino-Aprendizagem . Pensar Contábil, v. 21, n. 74, p. 34-45, 2019.
Citação APA:
Bornal, E. M., Barbante Junior, E. A., Matsuoka, I. N., Nasu, V. H., & Nogueira, D. R. (2019). Contábil Quiz: Satisfação dos Estudantes de Ciências Contábeis com o Uso de App no Processo de Ensino-Aprendizagem . Pensar Contábil, 21(74), 34-45.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/53498/contabil-quiz--satisfacao-dos-estudantes-de-ciencias-contabeis-com-o-uso-de-app-no-processo-de--ensino-aprendizagem-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português