Autoeficácia e Orientação Empreendedora: Uma Análise de suas Relações em Pequenas Empresas de Moda Íntima

ID:
53506
Resumo:
O estudo tem como objetivo principal analisar as associações entre autoeficácia empreendedora e orientação empreendedora em pequenas empresas de moda íntima de Santa Catarina, que foram capacitadas pelo SEBRAE/SC para atuarem no mercado externo, e em pequenas empresas de moda íntima de Santa Catarina e do Ceará, que não participaram de capacitações para se internacionalizar e comercializam seus produtos apenas no mercado interno. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa quantitativa de natureza descritiva e correlacional. Na obtenção dos dados se usou o método de pesquisa survey, empregando questionários já validados no Brasil. Os resultados obtidos permitiram concluir que as empresas de moda íntima que tem a intenção de comercializarem seus produtos em mercados mais competitivos, como é o mercado internacional, e que foram capacitadas com esse intuito, manifestam forte orientação empreendedora e forte crença em sua capacidade de ser bem-sucedidos em suas tarefas empreendedoras quando comparadas às empresas que não foram capacitadas. A análise dos vínculos entre a autoeficácia e a orientação empreendedora nos três tipos de empresas pesquisadas mostrou diversas diferenças, sendo assunção a risco a dimensão da orientação empreendedora que apresentou mais relações significantes.
Citação ABNT:
SILVA FILHO, S. D.; LIZOTE, S. A. Autoeficácia e Orientação Empreendedora: Uma Análise de suas Relações em Pequenas Empresas de Moda Íntima. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 13, n. 1, p. 78-103, 2019.
Citação APA:
Silva Filho, S. D., & Lizote, S. A. (2019). Autoeficácia e Orientação Empreendedora: Uma Análise de suas Relações em Pequenas Empresas de Moda Íntima. Revista da Micro e Pequena Empresa, 13(1), 78-103.
DOI:
http://dx.doi.org/10.21714/19-82-25372019v13n1p78103
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/53506/autoeficacia-e-orientacao-empreendedora--uma-analise-de-suas-relacoes-em-pequenas-empresas-de-moda-intima/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português