O poder da imagem fotográfica: uma análise das imagens de Luiz Inácio Lula da Silva durante as campanhas presidenciais de 1989 e 2002, publicadas nas revistas Veja e IstoÉ Outros Idiomas

ID:
5351
Resumo:
Neste trabalho, procurou-se atentar para o “poder” das imagens fotográficas. Quando atreladas aos meios de comunicação, recebem novas cargas simbólicas e passam a constituir o discurso ideológico de cada um. Para a compreensão dessa faceta da imagem, realizou-se uma análise das imagens fotográficas veiculas pelas revistas Veja e IstoÉ durantes as campanhas eleitorais presidenciais de 1989 e 2002, do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva. Cada momento histórico e linha ideológica de ambas as revistas geraram enunciados discursivos próprios, produzindo uma caracterização do candidato. Cada revista procurou, por meio da utilização das imagens e recursos técnicos (diagramação, edição, legendas) montar um Lula. Em alguns casos, enfatizavam sua trajetória de luta como metalúrgico, ligado à esquerda nacional, e buscavam consolidar a imagem do pesadelo da elite nacional; em outros momentos, caracterizavam-no como o candidato ideal para salvar o país.
Citação ABNT:
MARANHÃO, C.O poder da imagem fotográfica: uma análise das imagens de Luiz Inácio Lula da Silva durante as campanhas presidenciais de 1989 e 2002, publicadas nas revistas Veja e IstoÉ. Revista Brasileira de Marketing, v. 7, n. 1, p. 13-22, 2008.
Citação APA:
Maranhão, C.(2008). O poder da imagem fotográfica: uma análise das imagens de Luiz Inácio Lula da Silva durante as campanhas presidenciais de 1989 e 2002, publicadas nas revistas Veja e IstoÉ. Revista Brasileira de Marketing, 7(1), 13-22.
DOI:
10.5585/remark.v7i1.954
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/5351/o-poder-da-imagem-fotografica--uma-analise-das-imagens-de-luiz-inacio-lula-da-silva-durante-as-campanhas-presidenciais-de-1989-e-2002--publicadas-nas-revistas-veja-e-istoe/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português