Título Inglês:
The “power” of photographic images: an analysis of Luiz Inácio Lula da Silva photographic images during the presidential campaigns of 1989 and 2002, published in the Veja and IstoÉ magazines
Resumo:
Neste trabalho, procurou-se atentar para o “poder” das imagens fotográficas. Quando atreladas aos meios de comunicação, recebem novas cargas simbólicas e passam a constituir o discurso ideológico de cada um. Para a compreensão dessa faceta da imagem, realizou-se uma análise das imagens fotográficas veiculas pelas revistas Veja e IstoÉ durantes as campanhas eleitorais presidenciais de 1989 e 2002, do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva. Cada momento histórico e linha ideológica de ambas as revistas geraram enunciados discursivos próprios, produzindo uma caracterização do candidato. Cada revista procurou, por meio da utilização das imagens e recursos técnicos (diagramação, edição, legendas) montar um Lula. Em alguns casos, enfatizavam sua trajetória de luta como metalúrgico, ligado à esquerda nacional, e buscavam consolidar a imagem do pesadelo da elite nacional; em outros momentos, caracterizavam-no como o candidato ideal para salvar o país.
Resumo Inglês:
In this work, it was intended to focus on the “power” of the photographic images. When related to the mass media, they receive new symbolic traits and start to constitute the ideological speech of each one. To comprehend this aspect of the image, it was analyzed the photographic images used by Veja and IstoÉ magazines, during the presidential campaigns of the candidate Luiz Inácio Lula da Silva (Lula), in 1989 and 2002. Each historical context and ideological line of each one of the magazines creates their own discursive statements, producing a characterization of the candidate. In each magazine, it is tried to portray a different Lula by using images and technical resources (diagramming, edition, legends). In some cases, it was emphasized his trajectory as metallurgist, as a person related to the national left, and it was tried to consolidate the image of the national elite nightmare. In other moments, it was intentioned to portray him as the ideal candidate to save the country.
Citação ABNT:
MARANHÃO, C.O poder da imagem fotográfica: uma análise das imagens de Luiz Inácio Lula da Silva durante as campanhas presidenciais de 1989 e 2002, publicadas nas revistas Veja e IstoÉ. Revista Brasileira de Marketing, v. 7, n. 1, p. 13-22, 2008.
Citação APA:
Maranhão, C.(2008). O poder da imagem fotográfica: uma análise das imagens de Luiz Inácio Lula da Silva durante as campanhas presidenciais de 1989 e 2002, publicadas nas revistas Veja e IstoÉ. Revista Brasileira de Marketing, 7(1), 13-22.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/5351/o-poder-da-imagem-fotografica--uma-analise-das-imagens-de-luiz-inacio-lula-da-silva-durante-as-campanhas-presidenciais-de-1989-e-2002--publicadas-nas-revistas-veja-e-istoe/i/pt-br