Ciclos de Gestão do Conhecimento: Um Estudo Aplicado ao Setor de Compras de uma Empresa de Moda e Vestuário Outros Idiomas

ID:
53554
Resumo:
A Gestão do Conhecimento (GC) vem sendo relacionada à criação de valor e fomento da competitividade para as organizações. Ela pode ser aplicada em diferentes contextos. O objetivo deste trabalho foi identificar a existência de um ciclo de GC no processo de compras de uma indústria de vestuário. Para tanto, foi realizado um estudo de caso em uma indústria de moda e vestuário localizada no noroeste do estado do Paraná, região na qual esse tipo de indústria caracteriza uma das principais atividades da região. Trata-se de uma pesquisa exploratória de análise descritiva que utilizou-se de observação e da aplicação de questionário para identificar esse ciclo. Os resultados desta pesquisa mostram como as atividades relativas ao processo de compras contribuem para os processos de construção, conservação, distribuição e aplicação do conhecimento. Apresenta também as limitações de pesquisas relacionadas à GC e indústrias do vestuário.
Citação ABNT:
SILVA, M. J.; MENEGASSI, C. H. M.; TATTO, L. Ciclos de Gestão do Conhecimento: Um Estudo Aplicado ao Setor de Compras de uma Empresa de Moda e Vestuário . Revista de Ciências da Administração, v. 20, n. 52, p. 95-108, 2018.
Citação APA:
Silva, M. J., Menegassi, C. H. M., & Tatto, L. (2018). Ciclos de Gestão do Conhecimento: Um Estudo Aplicado ao Setor de Compras de uma Empresa de Moda e Vestuário . Revista de Ciências da Administração, 20(52), 95-108.
DOI:
http://dx.doi.org/10.5007/2175-8077.2018V20n52p95
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/53554/ciclos-de-gestao-do-conhecimento--um-estudo-aplicado-ao-setor-de-compras-de-uma-empresa-de-moda-e-vestuario-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INDÚSTRIAS TÊXTEIS E DE VESTUÁRIO. Perfil do Setor: Dados gerais do setor atualizados em 2018, referentes ao ano de 2017. Disponível em: . Acesso em: 21 nov. 2018.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. 1. ed. 2. reimpr. Lisboa: Edições 70, 2012.

CENTENARO, A. BONEMBERGER, A.M.O. LAIMER, C. G. Gestão do Conhecimento e vantagem competitiva: estudo no setor metalmecânico. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, v. 18, n. 44, p. 38-51, 2016.

CIPRIANI JR, V.; CRACO, T.; CAMARGO, M. E.; BIEGELMEYER, U. H. A evolução da área de compras em uma empresa do ramo moveleiro como uma forma de ampliar a sua competitividade. Revista Espacios, 2015 Vol 36, nº 10, p. 8.

DALKIR, K. Knowledge management in theory and practice. London: The MIT Press, 2011.

DAVILA, G. A.; FRAGA, B. D.; DIANA, J. B.; SPANHOL, F. J. O ciclo de gestão do conhecimento na prática: um estudo nos núcleos empresariais catarinenses. Journal of Knowledge Engineering and Management, Florianópolis, v. 3, n. 7, p. 43-64, 2015.

DELALIBERA, P.H.A.; LIMA, R.S.; TURRIONI, J.B. Pesquisa levantamento para análise do modelo de compras conjuntas adotado em arranjos produtivos locais de Minas Gerais. Production, 2015 Vol. 25, nº 2, p. 391-402.

DOROW, P. F.; CALLE, G. A. D.; RADOS, G. J. V. Ciclo de conhecimento como gerador de valor: Uma proposta integradora. Espacios, Caracas, v. 36, n. 12, 2015.

EVANS, M.; DALKIR, K.; BIDIAN, C. A holistic view of the knowledge life cycle: The knowledge management cycle (KMC) model. The Electronic Journal of Knowledge Management, Sonning Commom, v. 12, n. 2, p. 85-97, 2014.

GONZALEZ, R. V. D.; MARTINS, M. F. O Processo de Gestão do Conhecimento: uma pesquisa teórico-conceitual. Gestão & Produção, São Carlos, v. 24, n. 2, p. 248-265, 2017.

KACHBA, Y. R.; HATAKEYAMA, K. Competence for product development management in clothing firms. International Association for Management of Technology, Cape Town, p. 18631876, 2015. Disponível em: . Acesso em: 25 Ago. 2016.

LEENDERS, M. R.; FEARON, H. E. Developing purchasing’s foundation. Journal of Supply Chain Management, West Yorkshire, v. 44, n. 2, p. 17-27, 2008.

MACCHION, L.; MORETTO, A.; CANIATO, F.; CARIDI, M.; DANESE, P.; VINELLI, A. Production and supply network strategies within the fashion industry. International Journal of Production Economics, [s.l], v. 150, p. 1012-1019, Sep. 2014.

MOHAJAN, H. A Comprehensive Analysis of Knowledge Management Cycles. Journal of Environmental Treatment Techniques, [s/l], v. 4, n. 4, p. 184-200, Oct. 2016.

MOHAPATRA, S.; AGRAWAL, A.; SATPATHY, A. Knowledge Management Cycles. In: MOHAPATRA, S.; AGRAWAL, A.; SATPATHY, A. Designing Knowledge Management-Enabled Business. Switzerland: Springer, 2016. Cap. 2, p. 13-29.

MONDINI, L. C.; MACHADO, D. D. P. N.; SCARPIN, M. R. S.; MONDINI, V. E. D. Impacto do planejamento de compras no desempenho financeiro da indústria de transformação do Brasil. REAd Revista Eletrônica de Administração, Porto Alegre, v. 1, n. 80, p. 113-140, jan-abr, 2015.

NORTH, K.; BABAKHANLOU, R. Knowledge Management Tools for SMES. Competitive Strategies for Small and Medium Enterprises, [s.l], p. 211-222, 2016.

ORTEGÓN, A. M.; LASSO, A. L.; STEIL, A. V. Estratégia Organizacional y Ciclo de Gestión del Conocimiento: El Modelo de Bukowitz y Williams en Práctica. Espacios, [s.l], v. 37, n. 7, p. 11, 2016.

SHAW, D.; KOUMBIS, D. A compra profissional de moda. Tradução Márcia Longarço. 1. ed. São Paulo: Gustavo Gili, 2014.

SIADAT, S. H.; ABDOLLAHI, A.; MOHSENI, M. Impact of organizational culture on knowledge management. Management and Administrative Sciences Review, Ankara, v. 5, n. 1, p. 1-12, 2016.

SILVA, M. J.; MENEGASSI, C. H. M.; SARTORI, R.; TENÓRIO, N. Knowledge management within the fashion and clothing industry: an investigation into the purchase processes within a company. International Journal of Development Research, [s/l], v. 08, n. 03, p. 19739-19743, Mar. 2018.

STARY, C. Non-disruptive knowledge and business processing in knowledge life cycles – aligning value network analysis to process management. Journal of Knowledge Management, Bingley, v. 18, n. 4, p. 651-686, 2014.

TACCONI, M. F. F. S. LOPES, F. D.; MOL, A. L. R.; NETO, E. A. T. A confiança interorganizacional nas compras. Gestão da Produção, São Carlos, v. 21, n. 1, p. 199-214, 2014.

TZORTZAKI, A. M.; MIHIOTIS, A. A review of knowledge management theory and future directions. Knowledge and Process Management, Malden, v. 21, n. 1, p. 29-41, 2014.

WIIG, K. M. Comprehensive knowledge management. Knowledge Research Institute, INC. Arlington, p. 9. 1999.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Tradução de Daniel Grassi. 2ª. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.