Reflexões sobre o Papel da RSE em Cenários de Conflito Socioambiental: O Caso da Siderúrgica CSA na Periferia Carioca de Santa Cruz Outros Idiomas

ID:
53634
Autores:
Resumo:
O texto é um relato sobre um conflito socioambiental entre a Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA) e os moradores do bairro de Santa Cruz, na cidade do Rio de Janeiro, analisado sob a perspectiva das ações de Responsabilidade Social Empresarial adotadas pela empresa. Desde 2010, quando iniciou a operação dos altos-fornos, o empreendimento desenvolve no entorno atividades de Responsabilidade Social Empresarial (RSE). A CSA está na educação, na saúde, no lazer e na comunicação social de Santa Cruz. Por outro lado, também reflete-se no trânsito pesado durante os horários de pico e na ameaça da poeira prateada do ar, interfere no curso dos aquíferos e na disponibilidade de recursos naturais. A análise do conflito indica que RSE não substitui a imprescindível tomada de consciência do empresariado a respeito da urgência em se estabelecerem relações estruturalmente mais horizontais com as comunidades residentes dos territórios onde pretendem se instalar.
Citação ABNT:
PINTO, J.Reflexões sobre o Papel da RSE em Cenários de Conflito Socioambiental: O Caso da Siderúrgica CSA na Periferia Carioca de Santa Cruz. Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade, v. 6, n. 15, p. 163-175, 2019.
Citação APA:
Pinto, J.(2019). Reflexões sobre o Papel da RSE em Cenários de Conflito Socioambiental: O Caso da Siderúrgica CSA na Periferia Carioca de Santa Cruz. Farol - Revista de Estudos Organizacionais e Sociedade, 6(15), 163-175.
DOI:
https://doi.org/10.25113/farol.v6i15.4196
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/53634/reflexoes-sobre-o-papel-da-rse-em-cenarios-de-conflito-socioambiental--o-caso-da-siderurgica-csa-na-periferia-carioca-de-santa-cruz/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português