Quando as Políticas Públicas de Turismo Sustentável Ignoram a Dimensão Social: Reflexões a partir do Estudo de Caso de Fernando de Noronha (PE) Outros Idiomas

ID:
53655
Resumo:
Desenvolvimento sustentável tornou-se um termo recorrente nos estudos em turismo. Embora a necessidade de um modelo sustentável do turismo seja um consenso, uma aplicação prática e ampla de uma política de turismo sustentável ainda não aconteceu. É preciso, portanto, ter cautela com iniciativas autodenominadas de sustentáveis. Diante disso, o presente estudo dedicou-se a analisar a atuação do poder público no que tange à promoção de um turismo sustentável no arquipélago de Fernando de Noronha, um dos destinos insulares brasileiros mais conhecidos e desejados do País. A partir de observações não participantes in loco; de entrevistas com funcionários e ex-funcionários da Administração do Distrito Estadual de Fernando de Noronha (ADEFN), pesquisadores, ilhéus e ex-gestores; de pesquisas documentais e bibliográficas; e de pesquisas em páginas da web do governo do estado e de operadores turísticos, chegou-se ao entendimento de que, em Fernando de Noronha, a sustentabilidade é confundida com preservação da natureza, pois as outras dimensões (social e econômica) são negligenciadas pelo poder público.
Citação ABNT:
CORDEIRO, I.; KÖRÖSSY, N. Quando as Políticas Públicas de Turismo Sustentável Ignoram a Dimensão Social: Reflexões a partir do Estudo de Caso de Fernando de Noronha (PE). Caderno Virtual de Turismo, v. 18, n. 3, p. 42-58, 2018.
Citação APA:
Cordeiro, I., & Körössy, N. (2018). Quando as Políticas Públicas de Turismo Sustentável Ignoram a Dimensão Social: Reflexões a partir do Estudo de Caso de Fernando de Noronha (PE). Caderno Virtual de Turismo, 18(3), 42-58.
DOI:
http://dx.doi.org/10.18472/cvt.18n3.2018.1555
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/53655/quando-as-politicas-publicas-de-turismo-sustentavel-ignoram-a-dimensao-social--reflexoes-a-partir-do-estudo-de-caso-de-fernando-de-noronha--pe-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português