Agenda Governamental Brasileira: Uma Análise da Capacidade e Diversidade nas Prioridades em Políticas Públicas no Período de 2003 a 2014 Outros Idiomas

ID:
53668
Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo apresentar os primeiros resultados da pesquisa conduzida pelo Laboratório de Agenda Governamental no Brasil. Os resultados a serem apresentados e discutidos no trabalho focalizam análises sobre a capacidade e a diversidade da atenção presidencial sobre políticas públicas em três períodos de governo: primeiro e segundo governos Lula e o primeiro governo Dilma. As análises e conclusões corroboram os preceitos teóricos dos estudos de agenda-setting que evidenciam manutenções e mudanças em prioridades de políticas públicas, ou seja, momentos incrementais e momentos de mudança na agenda. Apontam, ainda, para movimentações decisivas na capacidade, diversidade e elasticidade da agenda governamental, causadas, sobretudo, por distintos momentos de fricção institucional e cognitiva nos ambientes doméstico e externo. Demonstram, por fim, que as variações ocorridas nas prioridades da presidência vão muito além de mudanças macrossistêmicas consequentes de alterações partidárias e/ou de caráter partidário-ideológico. Mudanças em prioridades governamentais podem acontecer e, de fato, ocorrem, dentro dos próprios governos e em governos do mesmo partido.
Citação ABNT:
BRASIL, F. G.; CAPELLA, A. C. N. Agenda Governamental Brasileira: Uma Análise da Capacidade e Diversidade nas Prioridades em Políticas Públicas no Período de 2003 a 2014 . Cadernos Gestão Pública e Cidadania, v. 24, n. 78, p. 1-22, 2019.
Citação APA:
Brasil, F. G., & Capella, A. C. N. (2019). Agenda Governamental Brasileira: Uma Análise da Capacidade e Diversidade nas Prioridades em Políticas Públicas no Período de 2003 a 2014 . Cadernos Gestão Pública e Cidadania, 24(78), 1-22.
DOI:
http://dx.doi.org/10.12660/cgpc.v24n78.76950
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/53668/agenda-governamental-brasileira--uma-analise-da-capacidade-e-diversidade-nas-prioridades-em-politicas-publicas-no-periodo-de-2003-a-2014-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português