Abordagens de Estudos sobre Gerenciamento de Resultados: Novas Perspectivas a partir da Análise Bibliométrica Outros Idiomas

ID:
53677
Resumo:
O objetivo do estudo foi analisar as abordagens de estudos sobre gerenciamento de resultados, estabelecendo novas perspectivas a partir da análise bibliométrica. A pesquisa foi realizada através das publicações de periódicos internacionais disponíveis na base SCOPUS, que contemplaram a expressão “earnings management”. Para determinar a amostra foi utilizado três filtros, restando ao final 46 artigos analisados pelas perspectivas de: (I) número de citações; (II) revistas; (III) autores; (IV) coautores; (V) ano de publicação; (VI) modelos de gerenciamento de resultados; (VII) variáveis explicativas do gerenciamento de resultados; (VIII) teorias; (IX) temáticas; (X) resumos; e (XI) conclusões. Os resultados demonstraram que os estudos que tratam do gerenciamento de resultados utilizam, em grande parte, a base teórica da agência. As temáticas de maior enfoque relacionaram-se com a governança corporativa e o controle da firma, já o modelo de Jones Modificado foi bastante utilizado na mensuração dos accruals discricionários. O desenvolvimento dos estudos sobre gerenciamento de resultados têm ocorrido por uma rede de autores que trabalham isoladamente. Nos anos recentes, sugere-se que houve uma redução no número de artigos, indicando a necessidade de se estabelecer novas perspectivas teóricas. Conclui-se que devem ser ampliadas as discussões sobre os conflitos de agência e a implementação de fatores comportamentais dos gestores para explicar o oportunismo de gestores na utilização das práticas de gerenciamento de resultados.
Citação ABNT:
MAGRO, C. B. D.; LAVARDA, C. E. F.; KLANN, R. C. Abordagens de Estudos sobre Gerenciamento de Resultados: Novas Perspectivas a partir da Análise Bibliométrica . Revista Mineira de Contabilidade, v. 20, n. 1, p. 34-49, 2019.
Citação APA:
Magro, C. B. D., Lavarda, C. E. F., & Klann, R. C. (2019). Abordagens de Estudos sobre Gerenciamento de Resultados: Novas Perspectivas a partir da Análise Bibliométrica . Revista Mineira de Contabilidade, 20(1), 34-49.
DOI:
https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2019v20n1t03
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/53677/abordagens-de-estudos-sobre-gerenciamento-de-resultados--novas-perspectivas-a-partir-da-analise-bibliometrica-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português