Turismo de Intercâmbio: As Contribuições da Experiência Afebrae/Schloss Hotel Lisl Gmbh & Co.Kg. na Alemanha Outros Idiomas

ID:
53726
Resumo:
Esse estudo tem o objetivo de investigar as contribuições da experiência do intercâmbio em Hotelaria e Gastronomia promovido entre a AFEBRAE e Schloss Hotel Lisl GmbH & Co. KG, na Alemanha, para os participantes do intercâmbio entre os anos 2010 e 2012. Para tanto, adotou autores consagrados nessa temática de estudos e utilizou o método exploratório-descritivo e interpretativo com exemplo de caso numa abordagem qualitativa, tendo como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica e de campo em estudo específico do referido programa de intercâmbio. Entre os resultados obtidos, constatou-se que as principais contribuições da realização deste intercâmbio, estão ligadas à qualificação profissional, amadurecimento pessoal e ampliação dos conhecimentos em âmbito cultural, social, disciplinar.
Citação ABNT:
SCHNEIDER, A. C.; ASHTON, M. S. G. Turismo de Intercâmbio: As Contribuições da Experiência Afebrae/Schloss Hotel Lisl Gmbh & Co.Kg. na Alemanha . Turismo: Visão e Ação, v. 21, n. 2, p. 128-149, 2019.
Citação APA:
Schneider, A. C., & Ashton, M. S. G. (2019). Turismo de Intercâmbio: As Contribuições da Experiência Afebrae/Schloss Hotel Lisl Gmbh & Co.Kg. na Alemanha . Turismo: Visão e Ação, 21(2), 128-149.
DOI:
10.14210/RTVA,v21,n2,p128-149
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/53726/turismo-de-intercambio--as-contribuicoes-da-experiencia-afebrae-schloss-hotel-lisl-gmbh---co-kg--na-alemanha-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
AFEBRAE. Disponível em:
ANSARAH, Marilia Gomes Reis. (Org). Segmentação do Mercado Turístico: estudos, produtos e perspectivas. Barueri, SP: Manole, 2009.

ANSARAH, Marilia Gomes Reis. Como aprender turismo, como ensinar. v. 2, São Paulo, SP: Senac, 2001.

BAHL, Miguel. Viagens e Roteiros Turísticos. Curitiba, PR: Protexto, 2004.

BARBOSA, Melgaço Ycarim. Histórias da Viagem e do Turismo. São Paulo, SP: Aleph, 2002.

BARRETTO, Margarita. Turismo e legado cultural: as possibilidades do planejamento. Campinas, SP: Ed.Papirus, 2000.

BENI, M.C. Globalização do turismo: megatendências do setor e a realidade brasileira. 3. ed. São Paulo: Aleph, 2011.

BRAGA, Débora Cordeiro. Agência de Viagens e Turismo. São Paulo: Elsevier, 2007.

BRASIL. Ministério do Turismo. Marcos Conceituais. 2011. Turismo de Estudo e Intercâmbio. Disponível em: . Acesso em: 26 ago. 2017.

BRASIL. Ministério do Turismo. Marcos Conceituais. 2012. Turismo de Estudo e Intercâmbio. Disponível em: . Acesso em: 28 mar. 2017.

BRASIL. Ministério do Turismo. Marcos Conceituais. Disponível em: . Acesso em: 26 ago. 2017.

BRASIL. Ministério do Turismo. Turismo de estudos e intercâmbio: orientações básicas. Brasília: Ministério do Turismo, 2008. Disponível em: . Acesso em: 22 fev. 2017.

CASTELLI, Geraldo. Turismo: Atividade Marcante. 4ª ed. Caxias do Sul: Educs, 2001.

CUCHE, Denye. Noção de cultura nas ciências sociais. 2ª ed. Bauru, SP: Edusc, 2002.

DENCKER, Ada de Freitas Maneti. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Turismo. 6ª ed. São Paulo, SP: Futura, 2002.

DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2ª edição. Porto Alegre: ArtMed, 2006.

DIAS, Reinaldo. Introdução ao turismo. 1ª ed. São Paulo, SP: Atlas, 2005.

DIAS, Reinaldo. Turismo e patrimônio cultural. Recursos que acompanham o crescimento das cidades. São Paulo, SP: Saraiva, 2006.

DIAS, Reinaldo; AGUIAR, Maria Rodrigues de. Fundamentos do Turismo: conceitos, normas e definições. Campinas, SP: Alínea, 2002.

ESTEVES, Sofia; MAGLIOCCA, Renata; GALDINI, Danilca. Carreira: Você está cuidando da sua? Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2011.

FERREIRA, A., VICTER, P. Marketing do turismo: um estudo descritivo sobre a imagem do curso de idiomas. Programa de Pós Graduação em Administração. FUMEC, 2009.

FRIEDRICH, Andreas. Maximiliasweg: Bayrische Alpen vom Bodensee zum Königssee. München, Bergverlag Rother GmbH, 2013.

FUNK, Gaby. Bildatlas Reise Fuhrerallgäu. Stuttgart: Dumont Reiseverlag, 2013.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo, SP: Atlas, 2009.

IGNARRA, Luiz Renato. Fundamentos do turismo. 2a ed. São Paulo, SP: Pioneira Thomson Learning, 2003.

JOB, Hubert; MAYER, Marius. Tourismus und regionalentwicklung in Bayern. Hannover, AL: ARL, 2013.

KNAPP, Gottfried. Neuschwanstein. 2ª ed. Stuttgart, AL: Axel Menges Edition, 1999.

LARAIA, Roque de B. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro, RJ:Jorge Zahar, 2003.

LOPEZ, Andréia. Negociação e a inteligência cultural: O caso da cultura Árabe. São Paulo, SP: Biblioteca 24horas, 2013.

MAC-DOWELL, Valquiria. Sem fronteiras. Guia prático para estudar no exterior do 1º grau à pós-graduação. Rio de Janeiro, RJ: Campus, 1998.

MADIA, F. A. As mais importantes tendências do marketing para os próximos anos. São Paulo: Makron Books do Brasil, 2007.

MENEZES, José N. C. História & Turismo Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

MOROSINI, Marília Costa. Estado do conhecimento sobre internacionalização da educação superior: conceitos e práticas. 2006.

MOTA, Keila Cristina Nicolau, Turismo de Intercâmbio in PANOSSO NETTO, Alexandre; ANSARAH, Marilia Gomes dos Reis. Segmentação do mercado turístico: Estudos, produtos e perspectivas. São Paulo: Manole, 2009.

NOVELINO, Camila Guedes. Turismo de Intercâmbio: turista ou morador uma análise sobre a vivência do intercambista. Disponível em:
NOVELINO.pdf Acessado em: 16/03/2019.

OMT. Turismo Internacional: Uma perspectiva Global. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.

PANOSSO NETTO, Alexandre e ANSARAH, Marilia Gomes dos Reis. Segmentação do mercado turístico, produtos e perspectivas. Barueri: Manole, 2009.

PEREIRA, Paulo. Profissionais e empresas: os dois lados de uma mesma moeda no mercado de trabalho. São Paulo, SP: Nobel, 2005.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2ª ed. Novo Hamburgo: Feevale 2013.

RABAHY, W. A. Turismo e desenvolvimento: estudos econômicos e estatísticos no planejamento. São Paulo: Manole, 2003.

RODRIGUES, Adyr Balastreri. O turismo e desenvolvimento local. São Paulo: Hucitec, 2002.

SANTANA, Agustín. Antropologia do Turismo: analogias, encontros e relações. São Paulo, SP: Aleph, 2009.

SCHWANGAU. Alle zimmer und Hotels. Disponível em . Acesso em: 08 mar. 2014.

SCHWANGAU. Die Königsschlösser. Disponível em: . Acesso em: 08 mar. 2014.

SEBBEN, Andréa. Intercâmbio Cultural – para entender e se apaixonar. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2007.

SEBBEN, Andréa. Um estudo exploratório sobre o intercâmbio cultural com a contribuição da psicologia intercultural e da educação intercultural. Dissertação de mestrado. Centro de Filosofias e Ciências Humanas. Florianópolis: UFSC, 2001.

TAMIÃO, Talita Segato. Associação brasileira de pesquisa e pós-graduação em turismo (ANPTUR). São Paulo, SP: Universidade Anhembi Morumbi, UAM, 2010.

TAVARES, Adriana; et. al. Mercado de Intercâmbio. In: BRAGA, Débora (Org). Agências de Viagens e Turismo. São Paulo, SP: Elsevier, 2008.

TELES, João Marcelo de Melo. Intercâmbio.Coisas que todo jovem precisa saber. São Paulo: Melhoramentos, 2004.

TOMAZZONI, Edegar Luis; OLIVEIRA, Caroline Cunha de. Turismo de Intercambio: perfis dos intercambistas, motivações e contribuições da experiência internacional. Disponível em: https:// siaiap32.univali.br/seer/index.php/rtva/article/view/5116 Acessado em: 15/03/2019.

TRIGO, Luiz Gonzaga Godoi. A Sociedade pós-industrial e o profissional em turismo. Campinas, SP: Papirus, 1998.

TRIGO, Luiz Gonzaga Godoi. Turismo como aprender, como ensinar. 3ª ed. São Paulo, SP: Senac, 2000.

VASCONCELOS, Juliana Alves. Turismo de Estudos e Intercâmbio: a experiência dos intercambistas do curso de turismo da Universidade Federal Fluminense. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/ bitstream/1/1036/1/317%20-%20Juliana%20Vasconcellos.pdf Acessado em: 15/03/2019.

YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. Trad. Daniel Grassi. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.