Características dos Executivos do Alto Escalão e a Influência no Desempenho: Um Estudo em Empresas Listadas na Bolsa Brasileira Outros Idiomas

ID:
53794
Resumo:
O escopo dessa pesquisa é verificar a influência das características demográficas dos altos executivos no desempenho econômico empresarial, nas empresas listadas no setor não cíclico da Brasil, Bolsa, Balcão (B3). As características demográficas – gênero, dualidade, familiaridade, formação (I e II) e idade – foram coletadas no Formulário de Referência, no período de 2010 a 2016. Quanto ao desempenho econômico, foi coletado o Índice de Rentabilidade do Ativo (ROA). Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e regressão múltipla com dados em painel pelo modelo estimado de efeitos fixos. Os resultados descritivos, das 966 observações, evidenciam que o número de diretores do gênero feminino é baixo, assim como diretores jovens. Ambos significaram menos de 10% do total de observações. Verificou-se uma relação positiva entre o gênero e formação I com o desempenho organizacional, enquanto a idade e familiaridade apresentaram relação negativa. Concluiu-se que os achados do estudo levantam questionamentos quanto aos ambientes organizacionais das empresas brasileiras, das características dos escalões superiores.
Citação ABNT:
PACHECO, J.; SCHMITT, M.; BORTOLUZZI, D. A.; LUNKES, R. J. Características dos Executivos do Alto Escalão e a Influência no Desempenho: Um Estudo em Empresas Listadas na Bolsa Brasileira. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, v. 16, n. 1, p. 59-83, 2019.
Citação APA:
Pacheco, J., Schmitt, M., Bortoluzzi, D. A., & Lunkes, R. J. (2019). Características dos Executivos do Alto Escalão e a Influência no Desempenho: Um Estudo em Empresas Listadas na Bolsa Brasileira. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, 16(1), 59-83.
DOI:
10.4013/base.2019.161.03
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/53794/caracteristicas-dos-executivos-do-alto-escalao-e-a-influencia-no-desempenho--um-estudo-em-empresas-listadas-na-bolsa-brasileira/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português