Objetivos Educacionais dos Cursos de Ciências Contábeis das Universidades Federais Brasileiras: Um Estudo sob a Perspectiva da Taxonomia de Bloom Outros Idiomas

ID:
53854
Resumo:
O presente estudo busca identificar, sob a ótica da Taxonomia de Bloom, os objetivos educacionais dos projetos político-pedagógicos (PPPs) dos cursos de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras, bem como das provas do Exame de Suficiência (edições de 2014 e 2015). A Taxonomia de Bloom (1956) vem sendo amplamente utilizada para embasamento de estudos em diversas áreas do conhecimento e recomenda uma classificação dos níveis de aprendizagem baseada em uma interpretação sistemática de uma área de conhecimento, assim como também busca organizar os níveis de aquisição das habilidades cognitivas possibilitando a mensuração da realização dos objetivos educacionais. Acerca dos procedimentos metodológicos, o estudo classifica-se como descritivo, de abordagem qualitativa e, quanto aos procedimentos, caracteriza-se como documental. Foram analisados 22 PPPs e 188 questões do Exame de Suficiência. Dentre os principais resultados encontrados, destaca-se que os cursos de ciências contábeis das instituições analisadas objetivam capacitar os alunos em níveis superiores ao requerido pelo CFC por meio do Exame de Suficiência. Todavia, verificou-se a partir do percentual de aprovação nos Exames de Suficiência divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) uma baixa taxa de aprovação. Assim, constata-se um gap entre os objetivos das universidades representados pelo discurso dos PPPs e o baixo nível das questões dos Exames de Suficiência quando relacionados com o percentual de aprovação.
Citação ABNT:
ORSI, D.; SANTOS, E. A. D.; LUNKES, R. J. Objetivos Educacionais dos Cursos de Ciências Contábeis das Universidades Federais Brasileiras: Um Estudo sob a Perspectiva da Taxonomia de Bloom. Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da UFRGS, v. 17, n. 37, p. 4-16, 2017.
Citação APA:
Orsi, D., Santos, E. A. D., & Lunkes, R. J. (2017). Objetivos Educacionais dos Cursos de Ciências Contábeis das Universidades Federais Brasileiras: Um Estudo sob a Perspectiva da Taxonomia de Bloom. Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da UFRGS, 17(37), 4-16.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/53854/objetivos-educacionais-dos-cursos-de-ciencias-contabeis-das-universidades-federais-brasileiras--um-estudo-sob-a-perspectiva-da-taxonomia-de-bloom/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português