Título Inglês:
Educational Objectives Of the Brazilian Federal University Accounting Courses: A Study under the Perspective of Bloom’s Taxonomy
Resumo:
O presente estudo busca identificar, sob a ótica da Taxonomia de Bloom, os objetivos educacionais dos projetos político-pedagógicos (PPPs) dos cursos de Ciências Contábeis das universidades federais brasileiras, bem como das provas do Exame de Suficiência (edições de 2014 e 2015). A Taxonomia de Bloom (1956) vem sendo amplamente utilizada para embasamento de estudos em diversas áreas do conhecimento e recomenda uma classificação dos níveis de aprendizagem baseada em uma interpretação sistemática de uma área de conhecimento, assim como também busca organizar os níveis de aquisição das habilidades cognitivas possibilitando a mensuração da realização dos objetivos educacionais. Acerca dos procedimentos metodológicos, o estudo classifica-se como descritivo, de abordagem qualitativa e, quanto aos procedimentos, caracteriza-se como documental. Foram analisados 22 PPPs e 188 questões do Exame de Suficiência. Dentre os principais resultados encontrados, destaca-se que os cursos de ciências contábeis das instituições analisadas objetivam capacitar os alunos em níveis superiores ao requerido pelo CFC por meio do Exame de Suficiência. Todavia, verificou-se a partir do percentual de aprovação nos Exames de Suficiência divulgado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) uma baixa taxa de aprovação. Assim, constata-se um gap entre os objetivos das universidades representados pelo discurso dos PPPs e o baixo nível das questões dos Exames de Suficiência quando relacionados com o percentual de aprovação.
Resumo Inglês:
The present study aims to identify, from Bloom’s Taxonomy perspective, the educational objectives of the pedagogical political projects (PPPs) of the Accounting Sciences courses of the Brazilian federal universities as well as of the tests of the Sufficiency Examination (editions of 2014 and 2015). Bloom’s Taxonomy (1956) has been widely used to base studies in several areas of knowledge and recommends a classification of learning levels based on a systematic interpretation of an area of knowledge, as well as to organize the levels of acquisition of skills Cognitive learning, making it possible to measure educational achievement. Regarding the methodological procedures, the study is classified as descriptive, with a qualitative approach and as regards procedures, it is characterized as documentary. Twenty-two PPPs and one hundred and eighty-eight questions of the Sufficiency Examination were analyzed. Among the main results found, it should be noted that the accounting sciences courses of the analyzed institutions aim at qualifying students at levels higher than those required by the CFC through the Examination of Sufficiency. However, a low approval rate was verified from the percentage of approval in the Exams of Sufficiency published by the Federal Accounting Council (CFC). Thus, there is a gap between the objectives of the universities represented by the discourse of the PPPs and the low level of the questions of the Exams of Sufficiency when related to the percentage of approval.
Citação ABNT:
ORSI, D.; SANTOS, E. A. D.; LUNKES, R. J. Objetivos Educacionais dos Cursos de Ciências Contábeis das Universidades Federais Brasileiras: Um Estudo sob a Perspectiva da Taxonomia de Bloom. Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da UFRGS, v. 17, n. 37, p. 4-16, 2017.
Citação APA:
Orsi, D., Santos, E. A. D., & Lunkes, R. J. (2017). Objetivos Educacionais dos Cursos de Ciências Contábeis das Universidades Federais Brasileiras: Um Estudo sob a Perspectiva da Taxonomia de Bloom. Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da UFRGS, 17(37), 4-16.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/53854/objetivos-educacionais-dos-cursos-de-ciencias-contabeis-das-universidades-federais-brasileiras--um-estudo-sob-a-perspectiva-da-taxonomia-de-bloom/i/pt-br