O Efeito da Reputação Corporativa, Segundo a Transparência Contábil, no Gerenciamento de Resultados de Empresas Listadas na B3

ID:
53867
Resumo:
OBJETIVO: Pela teoria da Sinalização, a reputação é fruto da emissão de sinais que reduzem a assimetria informacional e as ações oportunistas desenvolvidas pela gestão. Nesse sentido, este estudo objetiva investigar a relação entre a reputação corporativa, por meio da transparência, e o gerenciamento de resultados em empresas abertas, listadas na Brasil, Bolsa, Balcão (B3). MÉTODO: A amostra é composta de 231 empresas (1.355 observações) de todas as empresas não financeiras, listadas na B3, durante um período, entre 2010 e 2017. O gerenciamento de resultados é medido por Jones (1991) e modificado por Dechow, Ge e Schranda (1995), Larcker e Richardson (2004) e Kothari, Leone e Wasley (2005). A reputação corporativa (REP) é uma variável binária, baseada no Troféu Transparência. RESULTADOS: Por meio da transparência contábil, ela tem uma relação negativa com os accruals discricionários, de modo que a reputação corporativa mitiga atitudes oportunistas e agressivas de gerenciamento de resultados, aumentando a qualidade da informação contábil, não rejeitando a hipótese de estudo. Portanto, uma boa reputação representa um sinal para os acionistas, credores e outras partes interessadas, em relação à qualidade das informações contábeis, consequentemente, dando às empresas uma vantagem competitiva, e sinalizando que empresas reputadas quanto à transparência contábil são um bom investimento. CONTRIBUIÇÕES: A reputação corporativa gera vantagem competitiva e desempenho superior. Assim, as empresas tenderiam a não utilizar práticas oportunistas e agressivas, como o gerenciamento de resultados. O estudo sinaliza que as empresas devem focar na qualidade de seus relatórios financeiros para obterem reputação corporativa e, desse modo, manter vantagem competitiva e desempenho superior.
Citação ABNT:
GÓIS, A. D.; SOARES, S. V. O Efeito da Reputação Corporativa, Segundo a Transparência Contábil, no Gerenciamento de Resultados de Empresas Listadas na B3. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 13, n. 2, p. 219-234, 2019.
Citação APA:
Góis, A. D., & Soares, S. V. (2019). O Efeito da Reputação Corporativa, Segundo a Transparência Contábil, no Gerenciamento de Resultados de Empresas Listadas na B3. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, 13(2), 219-234.
DOI:
http://dx.doi.org/10.17524/repec.v13i2.2229
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/53867/o-efeito-da-reputacao-corporativa--segundo-a-transparencia-contabil--no-gerenciamento-de-resultados-de-empresas-listadas-na-b3/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português