Criatividade e Desenvolvimento de Competências Gerenciais em Empresas de Base Tecnológica Outros Idiomas

ID:
53871
Resumo:
Este estudo buscou compreender a percepção dos gestores de empresas de base tecnológica (EBTs) sobre as implicações da criatividade no desenvolvimento de competências gerenciais. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa e foi realizada com nove gestores de EBTs participantes da Incubadora Tecnológica de Campina Grande-PB no Brasil. Os resultados da pesquisa revelaram que os gestores percebem um vínculo significativo e quase indissociável entre criatividade e inovação. Os achados ainda possibilitaram a identificação de alguns fatores que fomentam a criatividade e que demandam dos gestores abertura para obter insights, capacidade de geração de ideias, promoção de soluções criativas para a empresa, além de facilitar o relacionamento interpessoal, o gerenciamento de conflitos e as expectativas entre as partes interessadas. Conclui-se que o ambiente das EBTs promove o desenvolvimento de competências gerenciais vinculadas à liderança, à visão de futuro e a comunicação para lidar com a natureza dinâmica da inovação e do ambiente tecnológico.
Citação ABNT:
ALVES FILHO, L. C.; SILVA, A. B.; MUZZIO, H. Criatividade e Desenvolvimento de Competências Gerenciais em Empresas de Base Tecnológica. Revista Economia & Gestão, v. 19, n. 52, p. 24-42, 2019.
Citação APA:
Alves Filho, L. C., Silva, A. B., & Muzzio, H. (2019). Criatividade e Desenvolvimento de Competências Gerenciais em Empresas de Base Tecnológica. Revista Economia & Gestão, 19(52), 24-42.
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.1984-6606.2019v19n52p24-42
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/53871/criatividade-e-desenvolvimento-de-competencias-gerenciais-em-empresas-de-base-tecnologica/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português