Fator Organizacional Percebido, Marketing Interno e Comprometimento Organizacional em Professores Universitários Outros Idiomas

ID:
53882
Resumo:
Neste estudo se examina a relação do suporte organizacional e marketing interno com o comprometimento dos docentes universitários. Para tanto, foram usadas análise fatorial, Anova e análise de correlações. Os resultados mostram apoio da direção e recompensas tendo correlação positiva com os componentes afetivo e normativo. Entanto o instrumental teve correlação negativa com liberdade no trabalho. Dos aspectos do marketing, apenas desenvolvimento apresentou relação positiva com o componente normativo. Contudo, segmentando os respondentes segundo imaginam serem considerados pela instituição, modificam-se os relacionamentos. Dos cinco grupos reconhecidos, em três os aspectos do marketing tiveram correlações positivas com os componentes afetivo e normativo.
Citação ABNT:
LIZOTE, S. A.; ALVES, C. S. R.; CAVALHEIRO, C. C. Perceived Organizational Factor, Internal Marketing and Organizational Commitment in University Teachers . Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 13, n. 2, p. 88-107, 2019.
Citação APA:
Lizote, S. A., Alves, C. S. R., & Cavalheiro, C. C. (2019). Perceived Organizational Factor, Internal Marketing and Organizational Commitment in University Teachers . Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, 13(2), 88-107.
DOI:
https://doi.org/10.12712/rpca.v13i2.28209
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/53882/fator-organizacional-percebido--marketing-interno-e-comprometimento-organizacional-em-professores-universitarios/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Inglês