Gastos Públicos e Potencial da Qualidade da Educação em Minas Gerais: Uma Análise de 2006 a 2010 Outros Idiomas

ID:
53933
Resumo:
O objetivo deste artigo é analisar como os recursos públicos aplicados nas atividades de educação influenciam o nível de qualidade do ensino nos municípios que compõem o estado de Minas Gerais. Para tanto, utilizou-se um modelo de dados em painel dinâmico, em um período de cinco anos, relacionando o Índice Geral de Qualidade da Educação (IQE) com o recurso aplicado na educação e características dos municípios e das escolas. De maneira geral, verificouse que os recursos per capita investidos na educação, o acesso à internet disponível para os alunos, o PIB per capita municipal e a taxa de frequência dos alunos às escolas são fatores que contribuem positivamente com o IQE. Ademais, observa-se que, em média, os municípios mineiros possuem perfil dinâmico positivo quanto à qualidade da educação. Isso significa que a qualidade da educação no período atual contribui favoravelmente para a o aumento da mesma qualidade em períodos futuros.
Citação ABNT:
CORREIO, J. S. B.; CORREIO, F. M. A. Gastos Públicos e Potencial da Qualidade da Educação em Minas Gerais: Uma Análise de 2006 a 2010. Administração Pública e Gestão Social, v. 11, n. 3, p. 1-21, 2019.
Citação APA:
Correio, J. S. B., & Correio, F. M. A. (2019). Gastos Públicos e Potencial da Qualidade da Educação em Minas Gerais: Uma Análise de 2006 a 2010. Administração Pública e Gestão Social, 11(3), 1-21.
DOI:
http://dx.doi.org/10.21118/apgs.v11i3.5236
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/53933/gastos-publicos-e-potencial-da-qualidade-da-educacao-em-minas-gerais--uma-analise-de-2006-a-2010/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português