A Auditoria Interna e Corrupção: Uma Lógica por si só ou uma Forma de Contornar Lógicas Predominantes? Outros Idiomas

ID:
53975
Resumo:
Apesar do estabelecimento de normas específicas para impedir a corrupção, a corrupção por si só continua a ser um desafio tanto para os órgãos públicos quanto para as organizações privadas. Nesse contexto, o trabalho buscou compreender como os órgãos de controle – dos quais se destaca a Auditoria Interna (IA) – lidam com a corrupção, suas práticas e valores. Conceitualmente, os participantes em um contexto imbuído por corrupção tendem a enfrentar dilemas de uma lógica peculiar, que os conduzem a um conjunto específico de prescrições, atitudes e pensamentos. Assim, explicações surgem quando determinado comportamento não é observado. Foi realizada uma pesquisa com auditorias internas, externas e agências de controle brasileiras na área financeira, com o intuito de examinar os modelos que justifiquem as lógicas adotadas em prescrições, atitudes e pensamentos. Os resultados sugerem que a lógica de mercado, refletida na priorização do desempenho econômico pela organização, tende a prevalecer em várias situações sobre a lógica pública. Para isso, este artigo esclarece como as organizações financeiras fazem uso de estratégias institucionais para lidar com o conflito de lógicas, mantendo a legitimidade frente à lógica pública, contornando suas prescrições, que muitas vezes, as levam a praticar atos corruptos.
Palavras-chave:
Citação ABNT:
SOUZA, A. L.; RYNGELBLUM, A. L.; RIMOLI, C. A. The Internal Audit and Corruption: A Logic on its Own or the Circumvention of Prevailing Logics?. Revista Capital Científico - Eletrônica, v. 17, n. 3, p. 9-25, 2019.
Citação APA:
Souza, A. L., Ryngelblum, A. L., & Rimoli, C. A. (2019). The Internal Audit and Corruption: A Logic on its Own or the Circumvention of Prevailing Logics?. Revista Capital Científico - Eletrônica, 17(3), 9-25.
DOI:
10.5935/2177-4153.20190016
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/53975/a-auditoria-interna-e-corrupcao--uma-logica-por-si-so-ou-uma-forma-de-contornar-logicas-predominantes-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Inglês