Nível de Alfabetização Financeira de Empreendedores Incubados Outros Idiomas

ID:
54003
Resumo:
Estudos anteriores indicam que baixos níveis de conhecimento em gestão empresarial e, em especial, de aspectos financeiros, consiste em um dos motivos de insucesso de empreendimentos e empreendedores. O presente estudo objetivou identificar o nível alfabetização financeira de empreendedores com negócios incubados. A pesquisa é descritiva, com abordagem quantitativa, coleta de dados por meio de questionários e análise de dados mediante técnicas estatísticas de análise multivariada. Dos achados, depreende-se que os empreendedores são na maioria jovens, de 19 a 29 anos, do sexo masculino e mais de 45% dos empreendimentos pertencem ao segmento de prestação de serviços. Com relação à alfabetização financeira, o índice da amostra para os três construtos (atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiro) foi de 0,74877. O grupo que pertence ao cluster com baixa alfabetização é composto por 20% da amostra e obteve índice médio de alfabetização de 0,55179. O cluster com alta alfabetização é composto por 80% da amostra, com média de 0,80060. Mais de 66% da amostra admite ter buscado a incubadora para receber apoio de profissionais especializados, apresentando índice de 0,72081, corroborando estudos correlatos. Os resultados mostram que o nível de alfabetização dos empreendedores é levemente alto, revelando aumento ao longo da incubação. Constatou-se que o propósito de consolidar importantes habilidades gerenciais para os empreendedores está sendo atingido pela incubadora, entretanto, permanece o desafio da criação estratégias para potencializar a atividade empreendedora de incubados, mediante desenvolvimento de competências na área de finanças pessoais e gerenciais.
Citação ABNT:
CANTON, V. I. M.; BARICHELLO, R. Nível de Alfabetização Financeira de Empreendedores Incubados . Revista de Administração IMED, v. 9, n. 1, p. 28-49, 2019.
Citação APA:
Canton, V. I. M., & Barichello, R. (2019). Nível de Alfabetização Financeira de Empreendedores Incubados . Revista de Administração IMED, 9(1), 28-49.
DOI:
https://doi.org/10.18256/2237-7956.2019.v9i1.3250
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/54003/nivel-de-alfabetizacao-financeira-de-empreendedores-incubados--/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português