Governança do Turismo: Planejamento e Gestão Local e Regional em Gramado-RS, Brasil Outros Idiomas

ID:
54027
Resumo:
A governança do turismo tem se apresentado como relevante para compreensão da competitividade das destinações turísticas. No presente estudo, buscou-se compreender como se desenvolve a governança do turismo em Gramado-RS, no sul do Brasil, considerando a atuação dos atores sociais no planejamento e gestão da atividade em âmbito local e regional. A metodologia, com abordagem qualitativa, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, observação direta e entrevistas com atores sociais com papel chave no processo de integração dos órgãos de governança. As evidências identificadas permitiram constatar que a estrutura de governança encontrada em Gramado-RS contribui para o desenvolvimento da atividade turística, uma vez que a atuação dos setores público e privado é pautada pela articulação e cooperação quanto ao planejamento e a gestão da atividade. Essa situação apresenta-se como uma forma de diferencial estratégico da destinação turística estudada, o que cria as condições adequadas para o desenvolvimento de um processo de gestão competitiva e viabiliza a oferta de produtos turísticos de qualidade.
Citação ABNT:
TRINDADE, B. S.; CÉSAR, P. A. B.; VIANNA, S. L. G. Governança do Turismo: Planejamento e Gestão Local e Regional em Gramado-RS, Brasil. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, v. 11, n. 3, p. 653-663, 2019.
Citação APA:
Trindade, B. S., César, P. A. B., & Vianna, S. L. G. (2019). Governança do Turismo: Planejamento e Gestão Local e Regional em Gramado-RS, Brasil. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, 11(3), 653-663.
DOI:
http://dx.doi.org/10.18226/21789061.v11i3p653
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/54027/governanca-do-turismo--planejamento-e-gestao-local-e-regional-em-gramado-rs--brasil/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português