Fatores-Chave para Construção de Relacionamento de Confiança no Contexto das Indústrias Farmacêuticas de Alta Tecnologia e seus Clientes

ID:
54076
Resumo:
OBJETIVO: Este trabalho buscou compreender quais são os fatores-chaves para a construção de confiança entre indústrias farmacêuticas de alta tecnologia e seus clientes. MÉTODO: Por meio de entrevistas em profundidade, obteve-se a percepção dos profissionais da saúde que atuam em clínicas de oncologia a respeito de seis fatores-chaves antecedentes para construção de confiança encontrados de forma consistente na literatura. A análise de conteúdo qualitativa foi utilizada para codificação e interpretação dos dados. ORIGINALIDADE/RELEVÂNCIA: A presente pesquisa inova ao oferecer uma sistematização dos antecedentes da confiança presentes na literatura prévia que discute o construto confiança (trust), como também oferece um estudo empírico qualitativo inédito nessa temática aplicado ao setor farmacêutico de alta tecnologia. RESULTADOS: Competência do fornecedor emergiu como um fator de significativa força na construção de confiança para todas as categorias de profissionais entrevistados. Entretanto, os demais fatores apresentaram variabilidade de importância entre as categorias de profissionais. CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS/METODOLÓGICAS: A pesquisa permitiu evidenciar de forma qualitativa a relação causal entre o construto confiança e seus antecedentes no setor farmacêutico de alta tecnologia, bem como sua variabilidade em função dos perfis de cada categoria de profissional envolvido no processo decisório de escolha de fornecedores. Contribuições sociais / para a gestão: Os achados da pesquisa permitiram consolidar cinco recomendações centrais para os gestores de relacionamento das indústrias farmacêuticas de alta tecnologia.
Citação ABNT:
PRADO, M. F. A.; ALMEIDA, L. F. Fatores-Chave para Construção de Relacionamento de Confiança no Contexto das Indústrias Farmacêuticas de Alta Tecnologia e seus Clientes. Revista Brasileira de Marketing, v. 18, n. 2, p. 110-136, 2019.
Citação APA:
Prado, M. F. A., & Almeida, L. F. (2019). Fatores-Chave para Construção de Relacionamento de Confiança no Contexto das Indústrias Farmacêuticas de Alta Tecnologia e seus Clientes. Revista Brasileira de Marketing, 18(2), 110-136.
DOI:
https://doi.org/10.5585/remark.v18i2.3942
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/54076/fatores-chave-para-construcao-de-relacionamento-de-confianca-no-contexto-das-industrias-farmaceuticas-de-alta-tecnologia-e-seus-clientes/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português