Aborda, de maneira tangencial, como política e religião podem influenciar no boicote de consumidores a partir de políticos conservadores ou progressistas.
Aborda, entre outros conceitos, como a reputação e a imagem podem possibilitar vantagem competitiva.
Apresenta a diferença entre Identidade, Imagem e Reputação na Comunicação Empresarial, bem como sistematiza informações sobre Gestão de Crise em organizações privadas.
Apresenta o conceito de Responsabilidade Social Corporativa, sem que o foco seja em ações filantrópicas ou assistencialistas.
ARGENTI, P. A. Comunicação empresarial. Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 2005.
BARBERO, E. R.; MARCHIANO, M. Stakeholders or Shareholders? Board members’ personal values and corporate identity. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 18, n. 61, 348-369 (jan./mar.). 2016. DOI: https://doi. org/10.7819/rbgn.v18i61.3020 CONCETTA, M.; COUTO, C.. Sou barista. São Paulo: Editora SENAC, 2013. Apresenta aspectos gerais relacionados às características do café a ser servido para o consumidor.
CRANE, A., MCWILLIANS, A., MATTEN, D., MOON, J., SIEGEL, D. S. The Oxford handbook of corporate social responsibility. New York: The Oxford University Press, 2008.
CRUZ, B. de P A. Curtir, Comentar, Compartilhar: Redes Sociais e TV no Brasil. Curitiba: Editora CRV, 2016.
CRUZ, B. de P. A. Social Boycott. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 19, n. 63, 5-29 (jan./mar.). 2017. A parte teórica do trabalho contribui para que se entendam os tipos de boicote listados na literatura em comportamento do consumidor.CRUZ, B. de P. A.; ROSS, S. D. The Buycott intention analyzed from sexual orientation and religion: The O Boticario’s Brazilian case. Almanaque Multidisciplinar de Pesquisa, v. 1, n. 1, Artigo Especial. 2016. Disponível em: http:// publicacoes.unigranrio.edu.br/index. php/amp/article/view/4004. Acesso em 30 Ago. 2018.
Discute a inserção de pessoas transgêneras no mercado de trabalho e as dificuldades de inserção dessas pessoas nos postos de trabalho formal.
Discute o fenômeno das redes sociais no Brasil à luz da influência da televisão, servindo como material para ajudar compreender questões políticas e sociais do consumidor no âmbito da indústria do entretenimento.
Discute o impacto da responsabilidade social corporativa na reputação de uma empresa.
DPASCHOAL, L. N.. Aroma de Café – Guia Prático para Apreciadores de Café. Ed.Fund. Educar Dpaschoal 2006. Discute os tipos de café especiais a partir do aroma e sabor, bem como algumas características específicas do café como a doçura, acidez e as notas cítricas, frutadas ou florais
FERREIRA, R. da S. A informação social no corpo travesti (Belém, Pará): uma análise sob a perspectiva de Erving Goffman. Ci. Inf., Brasília, v. 38, n. 2, p. 35-45, 2009. Disponível em:
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FRIEDMAN, M. Consumer boycotts: A conceptual framework and research agenda. Journal of Social Issues, v. 47, n. 1, 149-168, 1991. Discute de maneira o boicote do consumidor, sendo um dos primeiros trabalhos a propor uma agenda de pesquisa.
HETZE, K. Effects on the (CSR) Reputation: CSR Reporting Discussed in the Light of Signalling and Stakeholder Perception Theories. Corporate Reputation Review, v. 19, n. 3, p. 281-296, 2016. DOI: https://doi.org/10.1057/s41299-0160002-3
HÖRISCH, J.; FREEMAN, R. Edward; SCHALTEGGER, S. Applying Stakeholder Theory in Sustainability Management: Links, Similarities, Dissimilarities, and a Conceptual Framework. Organization and Enviroment, v. 27, n. 4, 2014. DOI: https://doi. org/10.1177/1086026614535786
Identifica que empresas que se orientam para os stakeholders apresentam em seus quadros de conselho consultivo conselheiros menos individualistas e mais orientados para os interesses dos atores envolvidos.
NASSIF, W.; ROSSI, G. B.; GARCIA, M. N.; BAZANINI, R. The Coffee Shop Influence on Coffee Consumption in the City of Sao Paulo. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 7, n. 19, 21-35, 2005. DOI: https://doi.org/10.7819/ rbgn.v7i19.47.
O livro discute toda a cadeia de suprimentos do café no Brasil. O capítulo aqui escolhido tem como objetivo apresentar os modos de consumo de café no país, discutindo questões relacionadas aos cafés especiais e suas principais características.
O texto apresenta resultados empíricos sobre atributos importantes para consumidores de café, tais como o sabor e aroma.
O texto compara a Teoria dos Stakeholders com Gestão Sustentável, apresentando que os desafios da sustentabilidade (que envolve a noção de RSC) dependem de mecanismos inter-relacionados como educação, regulação e sustentabilidade baseada no valor criado para os stakeholders.
REZENDE, J. C.; CHAGAS, S. J. R.; SILVA, V. A.; CARVALHO, G. R.; BOTELHO, C. E. Modos de consumo da bebida do café. In.: REIS, P. R.; CUNHA, R. L. da; CARVALHO, G. R. Café arábica: da pós colheita ao consumo. Vol. 2. Lavras: U.R.EPAMIG, 2011.
RODRIGUES, J.; MIYAHIRA, N. N.; NASCIMENTO, F.; MARINHO, B. de L. Por que Marcas Corporativas? A Percepção de Executivos Brasileiros sobre os motivos para adotar Corporate Branding. Revista Eletrônica de Administração, v. 23, Dec. 2017. DOI: http://dx.doi. org/10.1590/1413-2311.154.57163