Internacionalização e Práticas de Responsabilidade Social Corporativa em Empresas Brasileiras Outros Idiomas

ID:
54130
Resumo:
A divulgação de práticas socialmente responsáveis tem sido requerida cada vez mais por diversos stakeholders, principalmente em mercados desenvolvidos, como o europeu e o norteamericano, tornando-se uma questão estratégica para diversas empresas brasileiras, principalmente aquelas que atuam no mercado externo. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou analisar a influência da internacionalização nas práticas de responsabilidade social corporativa (RSC) em empresas brasileiras. A amostra compreendeu 71 empresas durante os anos de 2007 a 2017. Os dados foram analisados por meio de regressão linear múltipla, modelo tobit, com efeitos fixos de setor e ano. Os resultados apontaram que o nível de internacionalização das empresas se mostrou positivamente relacionado à RSC, mas apenas em sua dimensão social e para empresas não reguladas. De forma geral, conclui-se que a busca por ações de RSC por parte das empresas brasileiras tem relação com sua inserção no mercado internacional, como forma de atender possíveis pressões de stakeholders. Dessa forma, contribui-se com a literatura sobre RSC, principalmente a relacionada aos seus determinantes, por evidenciar que não só preocupações sociais e ambientais sustentam tais práticas, mas que decisões estratégicas relacionadas à inserção no mercado externo também podem influenciar tal comportamento.
Citação ABNT:
SOSCHINSKI, C. K.; BRANDT, E.; KLANN, R. C. Internacionalização e Práticas de Responsabilidade Social Corporativa em Empresas Brasileiras. Advances in Scientific and Applied Accounting, v. 12, n. 1, p. 47-64, 2019.
Citação APA:
Soschinski, C. K., Brandt, E., & Klann, R. C. (2019). Internacionalização e Práticas de Responsabilidade Social Corporativa em Empresas Brasileiras. Advances in Scientific and Applied Accounting, 12(1), 47-64.
DOI:
http://dx.doi.org/10.14392/asaa.2019120103
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/54130/internacionalizacao-e-praticas-de-responsabilidade-social-corporativa-em-empresas-brasileiras/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português