Democracia Digital na Área de Administração: Um Levantamento da Construção do Campo no Brasil Outros Idiomas

ID:
54177
Resumo:
Esta pesquisa realiza um levantamento da produção acadêmica no campo da Administração sobre democracia digital, governo eletrônico e termos afins. A prospecção envolve artigos que abordam gestão, políticas públicas e sistemas de informação, publicados em periódicos qualificados na área de Administração, entre 2002 e 2016. O estudo lança mão de uma análise de conteúdo, classificando as publicações de acordo com as seguintes variáveis: ano, periódico, autor, abordagem (gerencial, política, híbrida). Foram encontrados 49 artigos, distribuídos em apenas sete periódicos e majoritariamente produzidos por pesquisadores provenientes de apenas seis instituições brasileiras. Ademais, evidenciamos que o termo “democracia digital” era praticamente inexistente até 2011. Por fim, a abordagem gerencialista era predominante inicialmente, mas foi superada pela abordagem política nos últimos anos. Conclui-se que a área de Administração já foi capaz de superar uma visão excessivamente gerencial, mas que o tema ainda carece de maior atenção acadêmica.
Citação ABNT:
PINHO, J. A. G.; SAMPAIO, R. C.; WINKLER, I.; MORAIS, K. Democracia Digital na Área de Administração: Um Levantamento da Construção do Campo no Brasil. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, v. 24, n. 78, p. 1-31, 2019.
Citação APA:
Pinho, J. A. G., Sampaio, R. C., Winkler, I., & Morais, K. (2019). Democracia Digital na Área de Administração: Um Levantamento da Construção do Campo no Brasil. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, 24(78), 1-31.
DOI:
http://dx.doi.org/10.12660/cgpc.v24n78.73630
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/54177/democracia-digital-na-area-de-administracao--um-levantamento-da-construcao-do-campo-no-brasil/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português