O supply chain management como fonte de vantagem competitiva das organizações Outros Idiomas

ID:
54211
Resumo:
Este artigo busca demonstrar como o gerenciamento da cadeia de suprimentos pode ser utilizada como uma estratégia capaz de resultar em fonte de vantagem competitiva para as organizações. Para isto foi tomada como bases principais a redução de custos nas operações logísticas e a criação de valor para o cliente. A partir de revisões bibliográficas foi apresentada a evolução da logística e de suprimentos, assim como os conceitos necessários para o entendimento do gerenciamento da cadeia de suprimentos das empresas. Destaca-se ainda a importância da integração, confiança e colaboração entre os membros envolvidos nesta cadeia e das organizações envolvidas, contribuindo de forma decisiva para uma gestão eficiente e menos complexa.
Citação ABNT:
SILVA, M. M.; BRAGA, R. M. O supply chain management como fonte de vantagem competitiva das organizações. Revista Inovação, Projetos e Tecnologias, v. 6, n. 1, p. 111-123, 2018.
Citação APA:
Silva, M. M., & Braga, R. M. (2018). O supply chain management como fonte de vantagem competitiva das organizações. Revista Inovação, Projetos e Tecnologias, 6(1), 111-123.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/54211/o-supply-chain-management-como-fonte-de-vantagem-competitiva-das-organizacoes/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
Aiteken, J. (1988). Supply Chain Integration within the Context of Supplier Association. Tese de Doutorado, Cranfield University, Reino Unido.

Arantes, F. P., & Leite, M. S. (2016, outubro). A importância do relacionamento humano na integração da cadeia de suprimentos. Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção, João Pessoa, Brasil.

Ballou, R. H. (1993). Logística empresarial. Transportes, administração de materiais, distribuição física. São Paulo: Atlas.

Ballou, R. H. (2006). Gerenciamento da cadeia de suprimentos. Logística empresarial (5a ed.). São Paulo: Bookman.

Cristopher, M. (2007). Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. Criando redes que agregam valor (2a ed.). São Paulo: Cengage Learning.

Cristopher, M. (2012). Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. (4a ed.). São Paulo: Cengage Learning.

Miguel, P. L.S, & Brito, L. A. (2009, setembro). A Gestão da Cadeia de Suprimentos e sua Conexão com a visão Relacional da Estratégia. Anais do Encontro da Associação dos Programas de Pós-Graduação em Administração, São Paulo, Brasil.

Novaes, A. G. (2015). Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. (4a ed.). Rio de Janeiro: Campus.

Pires, S. R. I. (2009). Gestão da cadeia de suprimentos. Supply Chain Management. Conceitos, Estratégias, Práticas e Casos. (2a ed.). São Paulo: Atlas.