Identificando falhas no agendamento de cirurgias eletivas: a experiência de um hospital público Outros Idiomas

ID:
54262
Resumo:
O presente estudo objetiva identificar e propor ações corretivas frente às notificações de incidentes relacionados a cirurgias eletivas solicitadas e não agendadas no segundo semestre de 2013 em hospital público. É um estudo descritivo, a abordagem utilizada foi o uso da análise causa raiz (RCA). Analisamos 34 notificações e obtivemos como resultados: 17 ações corretivas, 20 rotinas de trabalho implantadas, criação da central de agendamento de cirurgias eletivas e 68 cirurgias realizadas. É reconhecido que a metodologia RCA apresenta limitações, mas os benefícios que podem ser derivados dela, devido ao raciocínio crítico sobre cada incidente, superam as suas fragilidades. Recomendamos o uso da RCA na minimização dos riscos à segurança de pacientes.
Citação ABNT:
WALDMAN, C. C. S.; TRAVERZIM, M. A. D. S.; NOVARETTI, M. C. Identificando falhas no agendamento de cirurgias eletivas: a experiência de um hospital público. Revista Inovação, Projetos e Tecnologias, v. 3, n. 1, p. 1-16, 2015.
Citação APA:
Waldman, C. C. S., Traverzim, M. A. D. S., & Novaretti, M. C. (2015). Identificando falhas no agendamento de cirurgias eletivas: a experiência de um hospital público. Revista Inovação, Projetos e Tecnologias, 3(1), 1-16.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/54262/identificando-falhas-no-agendamento-de-cirurgias-eletivas--a-experiencia-de-um-hospital-publico/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português