Proposta de implantação do BSC para uma indústria de construção industrializada de concreto Outros Idiomas

ID:
54267
Resumo:
Este relato técnico tem como objetivo propor a implantação do Balanced Scorecard para uma indústria da construção industrializada de concreto. Utilizou-se a técnica pesquisa-ação como procedimento metodológico, a amostra foi definida de forma não-probabilística, sendo selecionada toda a população, ou seja, os gestores da organização, englobando o gerente de produção, gerente de montagem, o gerente administrativo e o gerente-geral da fábrica. Quanto aos resultados, foram definidas as diretrizes organizacionais da empresa estudada, elencando os seus objetivos estratégicos. Estes que foram identificados dentro das quatro perspectivas do Balanced Scorecard. Na perspectiva do aprendizado e conhecimento, os objetivos foram a cultura de desempenho, o desenvolvimento de pessoas, a absorção de novas tecnologias, a gestão do conhecimento e a captação de talentos. Para a perspectiva dos processos internos, determinaram-se os objetivos de aumento de eficiência nos projetos e orçamentos, aumento dos controles, diminuição do prazo de resposta, consolidação de parcerias e o aumento do portfólio de produtos. Já na perspectiva dos clientes, os objetivos foram a satisfação dos clientes, a retenção de clientes-alvo, a consolidação nos mercados atuantes e a inserção em novos mercados. Por último, na perspectiva financeira, definiu-se a maximização dos lucros, o crescimento sustentável e o aumento da MC/obra. Terminada esta fase, formulou-se o mapa estratégico, onde se ilustrou graficamente a interligação entre os objetivos estratégicos. Por fim, buscou-se estipular as metas e os indicadores para cada objetivo, propiciando a implantação do Balanced Scorecard.
Citação ABNT:
FRANTZ, G. L.; BERTOLINI, G. R. F. Proposta de implantação do BSC para uma indústria de construção industrializada de concreto. Revista Inovação, Projetos e Tecnologias, v. 3, n. 1, p. 89-110, 2015.
Citação APA:
Frantz, G. L., & Bertolini, G. R. F. (2015). Proposta de implantação do BSC para uma indústria de construção industrializada de concreto. Revista Inovação, Projetos e Tecnologias, 3(1), 89-110.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/54267/proposta-de-implantacao-do-bsc-para-uma-industria-de-construcao-industrializada-de-concreto/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português