Impactos do Impairment Test nos Indicadores de Desempenho das Companhias que Atuam no Segmento de Exploração, Refino e Distribuição de Petróleo, Gás e Biocombustíveis Listadas na BM&FBOVESPA Outros Idiomas

ID:
54315
Periódico:
Resumo:
O presente estudo teve como objetivo evidenciar os impactos ocasionados por esta verificação nas demonstrações financeiras das empresas do ramo de Exploração, Refino e Distribuição de Petróleo, Gás e Biocombustíveis elencadas na BM&FBOVESPA. Para que o objetivo da pesquisa pudesse ser alcançado, partiu-se da abordagem qualitativa mediante consulta às referidas demonstrações financeiras. Foram analisadas as demonstrações de resultado e notas explicativas referentes aos anos de 2014 a 2016 das nove empresas classificadas neste setor no ano de 2017. Observou-se que, somente 20% dos requisitos obrigatórios exigidos pelo pronunciamento contábil não foram integralmente atendidos por todas as Companhias. Isto demonstra alto grau de aderência às normas por parte das empresas deste setor, o que imprime maior confiabilidade à Contabilidade Brasileira. Adicionalmente, foram verificadas as variações provocadas no Ativo Total, nos indicadores de desempenho Margem EBIT e Margem Líquida e no indicador de rentabilidade Taxa de Retorno do Investimento. Conclui-se, portanto que a adoção do teste representa avanço para a Contabilidade. Todavia, a subjetividade envolvida no processo, tanto em relação à determinação do valor justo, bem como em relação à determinação do valor em uso, pode abrir espaço para gerenciar resultados.
Citação ABNT:
SANTOS, L. R. L. B.; ALMEIDA, S. R. V.; COSTA, T. A.; LYRIO, E. F. Impactos do Impairment Test nos Indicadores de Desempenho das Companhias que Atuam no Segmento de Exploração, Refino e Distribuição de Petróleo, Gás e Biocombustíveis Listadas na BM&FBOVESPA . Pensar Contábil, v. 21, n. 74, p. 20-30, 2019.
Citação APA:
Santos, L. R. L. B., Almeida, S. R. V., Costa, T. A., & Lyrio, E. F. (2019). Impactos do Impairment Test nos Indicadores de Desempenho das Companhias que Atuam no Segmento de Exploração, Refino e Distribuição de Petróleo, Gás e Biocombustíveis Listadas na BM&FBOVESPA . Pensar Contábil, 21(74), 20-30.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/54315/impactos-do-impairment-test-nos-indicadores-de-desempenho-das-companhias-que-atuam-no-segmento-de-exploracao--refino-e-distribuicao-de-petroleo--gas-e-biocombustiveis-listadas-na-bm-fbovespa-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português