Cluster Turístico: Análise da Produção Científica Nacional Outros Idiomas

ID:
54322
Resumo:
Este estudo tem como objetivo analisar a produção cientifica nacional acerca do tema Clusters Turísticos. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliométrico e documental, sendo que o material analisado se refere aos artigos publicados em periódicos científicos nacionais. Utilizou-se a base de dados CAPES nos estratos A1 à B3, conforme Qualis-Capes até o ano de 2017, obtendo-se um total de 23 artigos relacionados. A análise possibilitou identificar características das publicações quanto as abordagens metodológicas e os métodos de pesquisa, os periódicos mais utilizados como meio de publicação, da mesma forma que os temas mais estudados. Se, por um lado, percebeu-se que existe uma tendência das pesquisas em empregarem abordagens teóricas com maior ênfase nas estratégias, ou seja, na formação dos aglomerados como estratégia de desenvolvimento local ou estratégias individuais das firmas nos aglomerados, por outro, constatou-se que nada foi pesquisado até o momento abordando Inovação e Tecnologia, da mesma forma que a Governança nestes aglomerados. Portanto, existe uma oportunidade para o avanço da pesquisa e para uma efetiva contribuição para o desenvolvimento da teoria.
Citação ABNT:
CASSANEGO JÚNIOR, P. V.; ALBANO, C. S.; MIRAILH, R. F. Cluster Turístico: Análise da Produção Científica Nacional . Revista Acadêmica do Observatório de Inovação do Turismo, v. 13, n. 2, p. 61-76, 2019.
Citação APA:
Cassanego Júnior, P. V., Albano, C. S., & Mirailh, R. F. (2019). Cluster Turístico: Análise da Produção Científica Nacional . Revista Acadêmica do Observatório de Inovação do Turismo, 13(2), 61-76.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/54322/cluster-turistico--analise-da-producao-cientifica-nacional-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português