Remuneração de Executivos e Indicadores de Desempenho: Brasil versus EUA Outros Idiomas

ID:
54355
Resumo:
O presente estudo busca identificar a remuneração dos executivos em relação aos indicadores de desempenho utilizados pelas empresas sediadas no Brasil e nos Estados Unidos da América. Foram analisados os relatórios de 2013 a 2016 de todas as empresas que fazem parte dos dois índices de maior relevância em ambos os países, Ibovespa e DJIA. Os resultados demonstram que não há uma fórmula ideal nem homogênea na escolha das medidas de desempenho pelas empresas. Observou-se diferenças entre os formulários de referência (Brasil) e as Proxy Statements (EUA) no que diz respeito às informações divulgadas sobre os pacotes de remuneração, tanto quanto a transparência informacional quanto a quantidade de indicadores utilizados pelas empresas. Quanto a utilização dos indicadores ao longo do tempo, notou-se que as empresas sediadas nos EUA mostram definir melhor quantos e quais indicadores utilizam no curto e no longo prazo. Por outro lado, as empresas sediadas no Brasil, no geral, não utilizam esses indicadores, dificultando assim uma comparação entre países. O estudo evidencia também maior preocupação de como são efetivamente remunerados os executivos nas empresas americanas. Sintomático assim que o mercado americano seja mais desenvolvido visto que relata mais e melhor os planos de remuneração de forma que os mesmos sejam mais claros e transparentes. Esta discrepância pode ser explicada pelo tempo que ambos os mercados vêm divulgando tais informações. Os EUA divulgam desde 1938, enquanto o Brasil passou a divulgar a partir de 2009.
Citação ABNT:
SOUZA, R. J.; RISSATTI, J. C.; BORBA, J. A.; LUNKES, R. J. Remuneração de Executivos e Indicadores de Desempenho: Brasil versus EUA . Revista Mineira de Contabilidade, v. 20, n. 2, p. 5-19, 2019.
Citação APA:
Souza, R. J., Rissatti, J. C., Borba, J. A., & Lunkes, R. J. (2019). Remuneração de Executivos e Indicadores de Desempenho: Brasil versus EUA . Revista Mineira de Contabilidade, 20(2), 5-19.
DOI:
https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2019v20n2t01
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/54355/remuneracao-de-executivos-e-indicadores-de-desempenho--brasil-versus-eua-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português