Análise de Dez Anos da Produção Acadêmica Divulgada nos Estudos Científicos Publicados no Congresso Anpcont Outros Idiomas

ID:
54368
Resumo:
O objetivo deste estudo foi analisar o perfil, as características e o comportamento da produção científica divulgada nos estudos publicados no Congresso Anpcont no período de 2007 a 2016. Metodologicamente, foram utilizadas as técnicas de análise bibliométrica e de rede social em 847 artigos publicados. Os principais resultados foram: Beuren, Frezatti, Teixeira, Espejo, Macedo, Rodrigues, Miranda, Cornachione Junior, Almeida e Sarlo Neto são os autores que se destacaram e que ficaram evidentes na proficuidade das publicações e nas centralidades de grau e de intermediação. No que se refere às instituições, versam-se: USP, UFMG, UFPB e a FURB, que ficaram em realce tanto na produção de artigos como também na degree e na betweeness. Em relação aos temas, ficaram em evidência: governança corporativa, gestão de custos, disclosure, contabilidade gerencial, investimento, processo orçamentário, gerenciamento de resultados, informação contábil, contabilidade internacional e gestão pública. Conclui-se, de maneira geral, o perfil, as características e o comportamento da produção científica evidenciada nos trabalhos publicados no Congresso Anpcont de 2007 a 2016, ao contemplar, no bojo deste estudo, dados e informações que ajudam a melhor atingir e abranger o avanço da área do conhecimento Contabilidade por meio de indicadores bibliométricos e sociométricos que vislumbram as colaborações entre os atores, que são primordiais para a difusão e socialização do saber científico mediante a publicação de temas incipientes, emergentes, em maturação e ou legitimados na literatura científica nacional. Tal fato contribui para melhor entender e conhecer o campo científico da Contabilidade, influenciando em sua compreensão, e impactando, posteriormente, em seu avanço na área do saber das Ciências Sociais Aplicadas, criando valor acadêmico na literatura científica e ajudando em sua evidenciação e crescimento, mediante os temas que fazem com que as Ciências Contábeis evoluam e se aperfeiçoem no panorama empresarial no Brasil.
Citação ABNT:
RIBEIRO, H. C. M.; RIBEIRO, G. K. M. Análise de Dez Anos da Produção Acadêmica Divulgada nos Estudos Científicos Publicados no Congresso Anpcont . Revista Ciências Administrativas, v. 25, n. 1, p. 1-18, 2019.
Citação APA:
Ribeiro, H. C. M., & Ribeiro, G. K. M. (2019). Análise de Dez Anos da Produção Acadêmica Divulgada nos Estudos Científicos Publicados no Congresso Anpcont . Revista Ciências Administrativas, 25(1), 1-18.
DOI:
10.5020/2318-0722.2019.7945
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/54368/analise-de-dez-anos-da-producao-academica-divulgada-nos-estudos-cientificos-publicados-no-congresso-anpcont--/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português