O Impacto de Intangíveis de Empresas Alemãs, Inglesas e Portuguesas: de 1999 a 2016 Outros Idiomas

ID:
54383
Resumo:
OBJETIVO: O presente artigo tem o propósito de investigar qual é a relação entre intangíveis, ambiente macroeconômico e valor de mercado das empresas abertas alemãs, inglesas e portuguesas no período de 1999 a 2016. Apesar de o IAS 38 atribuir valor aos ativos intangíveis, há uma grande lacuna entre a contabilização e a necessidade do mercado. Essa lacuna é dada pelo conservadorismo contábil na contabilização dos ativos intangíveis e por sua difícil mensuração. A verificação do impacto dos intangíveis no valor de mercado da empresa é feita por meio da metodologia proposta por Gu e Lev (2011), utilizando proxies como CDS, Libor e Euribor e testes de sensibilidade. Espera-se que o IDE reflita o capital intangível e crie valor ao acionista. Este estudo busca interpretar a contribuição dos intangíveis e a previsão de seu impacto no mercado. ORIGINALIDADE/VALOR: O tema de avaliação dos ativos intangíveis tem sido abordado de diversas formas. Sua relevância está na necessidade de estabelecer métodos para sua mensuração. DESIGN/METODOLOGIA/ABORDAGEM: A abordagem metodológica é uma pesquisa quantitativa com dados em painel com a utilização do Stata-15. A base de dados é o Capital IQ com empresas de capital aberto, listadas na Alemanha, na Inglaterra e em Portugal de 1999 a 2016, com frequência anual. RESULTADOS: Os resultados sugerem que o comprehension value tem uma relação positiva e significante com o valor de mercado das empresas, e que o intangible capital e o intangibles-driven-earnings são positivamente relacionados com os gastos de pesquisa e desenvolvimento e gastos de vendas, gerais e administrativos.
Citação ABNT:
VASCONCELOS, T.; FORTE, D.; BASSO, L. O Impacto de Intangíveis de Empresas Alemãs, Inglesas e Portuguesas: de 1999 a 2016. Revista de Administração Mackenzie, v. 20, n. 4, p. 1-38, 2019.
Citação APA:
Vasconcelos, T., Forte, D., & Basso, L. (2019). O Impacto de Intangíveis de Empresas Alemãs, Inglesas e Portuguesas: de 1999 a 2016. Revista de Administração Mackenzie, 20(4), 1-38.
DOI:
10.1590/1678-6971/eRAMF190164
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/54383/o-impacto-de-intangiveis-de-empresas-alemas--inglesas-e-portuguesas--de-1999-a-2016/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português