Estudo de Caso na Pró-Reitora de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul: Análise Através da Matriz de Risco Outros Idiomas

ID:
54400
Resumo:
A matriz de risco mostra-se como um instrumento de apoio as organizações a atingirem suas metas estratégicas prevenindo falhas e perdas. O aumento da complexidade de organizações públicas torna esta ferramenta ainda mais necessária. Apesar disto, ainda há pouca literatura no Brasil que trata sobre o uso da matriz de risco em organizações públicas, resultando em uma heterogeneidade de práticas adotadas pelas diversas organizações. Neste contexto, este estudo busca demonstrar um método simples e prático fundamentado em base teórica, de identificação e avalição de riscos através do mapeamento de processos, visando contribuir para a gestão de risco. Apresenta-se como um estudo de caso realizado na Coordenadoria de Administração de Pessoal da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A pesquisa baseou-se na experiência do autor e na literatura existente. As rotinas foram avaliadas por meio de ilustração em formato de fluxograma, matrizes e diagramas, facilitando a identificação e estudo dos riscos inerentes aos processos.
Citação ABNT:
ASSUNÇÃO, A. R. B.; SILVA, M. R.; ROSA, R. O.; CAMPEÃO, P. Estudo de Caso na Pró-Reitora de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul: Análise Através da Matriz de Risco . Revista de Gestão e Secretariado, v. 10, n. 2, p. 140-170, 2019.
Citação APA:
Assunção, A. R. B., Silva, M. R., Rosa, R. O., & Campeão, P. (2019). Estudo de Caso na Pró-Reitora de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul: Análise Através da Matriz de Risco . Revista de Gestão e Secretariado, 10(2), 140-170.
DOI:
http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v10i2.868
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/54400/estudo-de-caso-na-pro-reitora-de-gestao-de-pessoas-da-universidade-federal-de-mato-grosso-do-sul--analise-atraves-da-matriz-de-risco-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português