Perfil Sociodemográfico e Acadêmico dos Estudantes de Turismo em duas Universidades Públicas no Sul do Brasil Outros Idiomas

ID:
54401
Resumo:
O turismo é uma área do conhecimento atrativa. Muitos jovens veem na profissão de turismólogo ou bacharel em turismo uma oportunidade de ampliar horizontes, conhecer novas culturas, outros idiomas, de emprego e de geração de renda. Este estudo tem como objetivo conhecer o perfil sociodemográfico e acadêmico de alunos da graduação em Turismo no extremo sul do Brasil. Para tanto, realizou-se umestudo descritivo, predominantemente quantitativo, por meio de dados primários junto aos estudantes do curso superior em turismo vinculados à Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e à Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA - Campus Jaguarão). Elaborou-se um questionário estruturado contendo questões referentes ao gênero, idade, renda familiar, naturalidade, forma de ingresso na universidade, semestre que estão cursando, estágios, trabalho, reprovação em disciplinas, previsão de conclusão e motivosde escolha e possível desistência do curso. O perfil traçado na pesquisa revela, entre outros aspectos, que mulheres jovens são predominantes. Parte dos estudantes são oriundos de escola pública e nasceram na mesma cidade onde estudam atualmente. Predomina aqueles queingressaram na universidade por ampla concorrência, seguidos por cotistas com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e posteriormente o por estudantes do estrato que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas. De modo geral veem no curso de Turismo novas possibilidades de conhecimento, mas não necessariamente de empregabilidade. Os achados da pesquisa inferem que o ingressono curso superior parece ser mais atrativo do que vislumbrar o ingresso no curso realmente desejado.
Citação ABNT:
MELLO, S. P. T.; BORGES, G. R.; SEVERO, P. S.; BECKER, L. F. F. Perfil Sociodemográfico e Acadêmico dos Estudantes de Turismo em duas Universidades Públicas no Sul do Brasil. Revista de Gestão e Secretariado, v. 10, n. 2, p. 171-193, 2019.
Citação APA:
Mello, S. P. T., Borges, G. R., Severo, P. S., & Becker, L. F. F. (2019). Perfil Sociodemográfico e Acadêmico dos Estudantes de Turismo em duas Universidades Públicas no Sul do Brasil. Revista de Gestão e Secretariado, 10(2), 171-193.
DOI:
http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v10i2.869
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/54401/perfil-sociodemografico-e-academico-dos-estudantes-de-turismo-em-duas-universidades-publicas-no-sul-do-brasil/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português