Fatores de Influência para Participação Eletrônica: Uma Visão Baseada na Teoria da Estruturação Outros Idiomas

ID:
54455
Resumo:
Na atualidade, o contexto da pesquisa empírica em participação eletrônica compreende uma diversidade de fontes de informação e tecnologias que impactam diretamente sobre a ação do cidadão. Esse contexto traz consigo um conjunto de resultados de pesquisa que ainda não consegue delinear totalmente os fatores de infl uência para esse tipo de participação. Nesse sentido, a Teoria da Estruturação se apresenta como uma alternativa efi caz para este ensaio teórico, trazendo consigo a necessidade de envolver, ao mesmo tempo, aspectos institucionais, coletivos e motivadores intrínsecos aos indivíduos. Assim, busca-se discutir os dois conceitos-chave desta teoria: agência e estrutura, relacionando-os com as teorias de uso das tecnologias nas organizações, afi m de compreender os fatores infl uenciadores da participação eletrônica para os cidadãos, a partir de uma revisão da literatura cujo norte é a Participação Eletrônica e a Teoria da Estruturação. Os cidadãos, restritos a um millieau que auxilia a confi gurar sua existência e realidade, tendem a buscar uma certa segurança ontológica em sua participação eletrônica, de modo a assegurar que a sua realidade de aceitação junto ao seu grupo social não irá se modifi car, facilitando a manutenção das condições que governam a continuidade de estruturas já dadas e, portanto, da reprodução dos sistemas sociais. Deste modo, as recompensas relacionadas à melhoria do bem-estar social produzido pela participação devem ser signifi cativamente maiores do que o risco produzido pela possibilidade de confl ito com os seus e perda do espaço de aceitação do grupo e consequentemente perda da segurança ontológica.
Citação ABNT:
RODRIGUES, J. L.Fatores de Influência para Participação Eletrônica: Uma Visão Baseada na Teoria da Estruturação. Amazônia, Organizações e Sustentabilidade, v. 8, n. 1, p. 41-60, 2019.
Citação APA:
Rodrigues, J. L.(2019). Fatores de Influência para Participação Eletrônica: Uma Visão Baseada na Teoria da Estruturação. Amazônia, Organizações e Sustentabilidade, 8(1), 41-60.
DOI:
http://dx.doi.org/10.17800/2238-8893/aos.v8n1jan/jun2019p41-60
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/54455/fatores-de-influencia-para-participacao-eletronica--uma-visao-baseada-na-teoria-da-estruturacao/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português