O Processo de Institucionalização das Estruturas Formais de Investigação em Turismo (EFIT) no Brasil Outros Idiomas

ID:
54487
Resumo:
Este artigo analisa o processo de institucionalização – habitualização, objetivação e sedimentação (Berger e Luckmann, 1966) – das Estruturas Formais de Investigação em Turismo/EFIT no Brasil, através da teoria institucional, em sua perspectiva histórica. Esta pesquisa, descritiva e explicativa, é do tipo censo. Empiricamente, recorreu-se a apreensão de dados secundários, de todos os 234 grupos de pesquisa formalmente registrados desde 1964 e ativos em 2016 no diretório de grupos do CNPq, eleitos como o tipo mais representativo de EFIT na pesquisa anterior (Pimentel, 2016a). Os dados foram tratados quantitativamente por meio do software SPSS e qualitativamente pela técnica de análise de conteúdo. Foram identificadas 3 etapas marcantes no processo de institucionalização das EFIT no Brasil: na primeira fase (1964-2001) de Habitualização, criaram-se cursos superiores para a formação em turismo, expandiu-se o tema “turismo” no ambiente acadêmico e observou-se sua inserção como linha de pesquisa. Na segunda fase, da Objetivação (2002-2009), o tema consolidou-se via criação de grupos específicos de pesquisa, em grande quantidade. Na terceira fase (2010-atual), sedimentam-se as EFIT, observa-se o contingente de egressos de graduações em turismo, com mestrado e doutorado, inseridos em IES como professorespesquisadores e começa a formar-se novas gerações de pesquisadores. Todavia, uma plena institucionalização requer a transmissão intergeracional de estruturas objetivas e referencias simbólicas de geração de conhecimento.
Citação ABNT:
PIMENTEL, T. D.; CARVALHO, F. C. C.; PIMENTEL, M. P. C. O Processo de Institucionalização das Estruturas Formais de Investigação em Turismo (EFIT) no Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 13, n. 3, p. 16-35, 2019.
Citação APA:
Pimentel, T. D., Carvalho, F. C. C., & Pimentel, M. P. C. (2019). O Processo de Institucionalização das Estruturas Formais de Investigação em Turismo (EFIT) no Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 13(3), 16-35.
DOI:
http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v13i3.1493
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/54487/o-processo-de-institucionalizacao-das-estruturas-formais-de-investigacao-em-turismo--efit--no-brasil/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português