Parcerias e Concessões para o Desenvolvimento do Turismo nos Parques Brasileiros: Possibilidades e Limitações de um Novo Modelo de Governança Outros Idiomas

ID:
54492
Resumo:
A participação privada na prestação de serviços de apoio ao turismo em parques é estimulada por órgãos ambientais de diversos países como uma estratégia para aprimorar a implementação dessas áreas. O objetivo deste artigo é analisar os principais aspectos que orientam o planejamento, a implementação e o monitoramento das parcerias entre as esferas pública e privada, com ênfase nas concessões e nas iniciativas no âmbito federal e nos estados de Minas Gerais (MG), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). A partir de análise de referencial teórico-conceitual sobre valores públicos nas parcerias e uma abordagem qualitativa junto aos gestores, foram identificados alguns aspectos analíticos para subsidiar a compreensão sobre esse modelo de gestão. A possibilidade de avanço na gestão dos parques por meio de parcerias depende de características da governança estabelecida por meio de três elementos principais: a transparência, de modo a aumentar a capacidade de os reguladores e a sociedade controlarem o desempenho; a criação de uma comunicação eficaz, que estimule a confiança entre os setores envolvidos; e a participação social, que fortalece a accountability e aumenta a legitimidade do processo.
Citação ABNT:
RODRIGUES, C. G. O.; ABRUCIO, F. L. Parcerias e Concessões para o Desenvolvimento do Turismo nos Parques Brasileiros: Possibilidades e Limitações de um Novo Modelo de Governança. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 13, n. 3, p. 105-120, 2019.
Citação APA:
Rodrigues, C. G. O., & Abrucio, F. L. (2019). Parcerias e Concessões para o Desenvolvimento do Turismo nos Parques Brasileiros: Possibilidades e Limitações de um Novo Modelo de Governança. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 13(3), 105-120.
DOI:
http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v13i3.1575
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/54492/parcerias-e-concessoes-para-o-desenvolvimento-do-turismo-nos-parques-brasileiros--possibilidades-e-limitacoes-de-um-novo-modelo-de-governanca/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português