Inovação e Aprendizagem de Empreendedores no Setor de Turismo: Análise Comparativa de Casos de Empresas de Pequeno e Médio Porte na cidade de Aracaju-Sergipe Outros Idiomas

ID:
54493
Resumo:
O processo de aprendizagem empreendedora é evidente na introdução de inovações em pequenas empresas turísticas. No entanto, apesar do consenso que a aprendizagem é uma condição essencial para gerar inovações, poucos estudos exploram o relacionamento entre os dois temas. Este estudo buscou analisar como os empreendedores de empresa turísticas de pequeno e médio porte da cidade de Aracaju aprendem a inovar e quais os tipos de inovação adotados nessas empresas. Para alcançar esse objetivo, foi construído um modelo conceitual baseado em tipologia de inovação, no conceito de aprendizagem interorganizacional e nas tipologias e dimensões dos modelos de aprendizagem. A estratégia de pesquisa adotada foi a de estudo de casos múltiplos e foram analisados oito casos de hotéis/pousadas e agências de viagens de pequeno e médio porte localizados na cidade de Aracaju. Entrevistas foram realizadas com os empreendedores por meio de roteiro de entrevistas semiestruturado. Os casos foram analisados individualmente e posteriormente foi realizada a análise comparativa. Verificou-se que os empreendedores passam por um processo contínuo de aprendizagem para inovar, e este aprendizado ocorre tanto individualmente, como a partir dos relacionamentos estabelecidos com outros indivíduos (aprendizagem grupal) ou instituições (aprendizado interorganizacional).
Citação ABNT:
SACRAMENTO, P. M.; TEIXEIRA, R. M. Innovation and Entrepreneur Learning in the Tourism Sector: Cross-Case Analysis in Small and Medium Enterprises in the city of Aracaju, Sergipe. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 13, n. 3, p. 121-139, 2019.
Citação APA:
Sacramento, P. M., & Teixeira, R. M. (2019). Innovation and Entrepreneur Learning in the Tourism Sector: Cross-Case Analysis in Small and Medium Enterprises in the city of Aracaju, Sergipe. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 13(3), 121-139.
DOI:
http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v13i3.1586
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/54493/inovacao-e-aprendizagem-de-empreendedores-no-setor-de-turismo--analise-comparativa-de-casos-de-empresas-de-pequeno-e-medio-porte-na-cidade-de-aracaju-sergipe/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Inglês