Pesquisa em Marketing Digital: Uma Análise Bibliométrica Outros Idiomas

ID:
54505
Resumo:
O presente estudo investigou as principais características das publicações sobre o tema marketing digital, bem como identificou os principais autores da área, as instituições, os países e as áreas de conhecimento que mais publicam sobre o tema. Neste sentido, foi realizada uma pesquisa bibliométrica na base de dados Scopus, no período de 2007 a 2017. O estudo também abordou conceitos e origens de marketing e marketing digital. Os resultados demostraram que as áreas que mais publicam acerca de marketing digital são Negócios, Gestão e Contabilidade, em revista e cadernos de Administração e Marketing e Ciências Sociais, e em revista e cadernos de Comunicação. Além disso, foi possível identificar que o tema marketing digital tem maior representatividade em inglês, tendo em vista que os resultados na base Scopus para a expressão “digital marketing”, como é conhecida em inglês, retornaram 197 artigos, ao contrário da expressão “marketing digital”, como é conhecida em português e em espanhol, que retornou poucos estudos e, dessa forma, não foi contemplada no estudo.
Citação ABNT:
CARVALHO, G. S.; CORONEL, D. A. Pesquisa em Marketing Digital: Uma Análise Bibliométrica. Revista Eletrônica Científica do CRA-PR, v. 5, n. 2, p. 19-30, 2018.
Citação APA:
Carvalho, G. S., & Coronel, D. A. (2018). Pesquisa em Marketing Digital: Uma Análise Bibliométrica. Revista Eletrônica Científica do CRA-PR, 5(2), 19-30.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/54505/pesquisa-em-marketing-digital--uma-analise-bibliometrica/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
CHAFFEY, D.; PATRON, M. From web analytics to digital marketing optimization: Increasing the commercial value of digital analytics. Journal of Direct, Data and Digital Marketing Practice, v. 14, n. 1, 2012. .

HEINONEN, K.; MICHELSSON, T. The use of digital channels to create customer relationships. International Journal of Internet Marketing and Advertising, v. 6, n. 1, 2010 .

JÄRVINEN, J.; KARJALUOTO, H. The use of Web analytics for digital marketing performance measurement. Industrial Marketing Management, v. 50, p. 117-127. 2015. .

KANNAN, P.K.; ALICE L., H. Digital marketing: A framework, review and research agenda. International Journal of Research in Marketing. v. 34, n. 1, p. 22-45, 2017. .

KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.

KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

KUMAR, A.; BEZAWADA, R.; RISHIKA, R.; JANAKIRAMAN, R.; KANNAN, P.K. From Social to Sale: The Effects of Firm- Generated Content in Social Media on Customer Behavior. Journal of Marketing, v. 80, n. 1, p. 1-10, 2016 .

LEEFLANG, P.S.; VERHOEF, P.C.; DAHLSTRÖM, P.; FREUNDT, T.: Challenges and solutions for marketing in a digital era. European Management Journal, v. 32, n. 1, p. 1-12. 2014. .

MACIAS-CHAPULA, C. A. O papel da informetria e da cienciometria e sua perspectiva nacional e internacional. Ciência da Informação, v. 27, n. 2, pp. 64-68, 1998.

PINHEIRO, D.; GULLO, J. Comunicação integrada de marketing: gestão dos elementos de comunicação: suporte às estratégias de marketing e de negócios da empresa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

PRIDE, W. M.; FERREL, O. C. Fundamentos de marketing: conceitos e práticas. São Paulo: Cengage Learning, 2015.

SAAD, B. Estratégias para Mídia Digital: Internet, informação e comunicação. São Paulo: Senac, 2003. .

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SOUZA, M. G. Neoconsumidor: digital, multicanal & global. São Paulo: GS&MD. 2009.

STONE, M. The new (and ever-evolving) direct and digital marketing ecosystem. Journal of Direct, Data and Digital Marketing Practice, 16(2), 71-74, 2014. .

TIAGO, M.T.P.M.B.; VERÍSSIMO, J.M.C. Digital marketing and social media: Why bother?. Business Horizons, v. 57, n. 6, p. 703-708. 2014. .

ARAÚJO, C. A. A. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, v. 12, n. 1, p. 11-32, 2006. .

FELIX, R.; RAUSCHNABEL, P.A.; HINSCH, C. Elements of strategic social media marketing: A holistic framework. Journal of Business Research, v. 70, p. 118-126. 2017. .

KARJALUOTO, H.; MUSTONEN, N.; ULKUNIEMI, P. The role of digital channels in industrial marketing communications. Journal of Business and Industrial Marketing, v. 30, n. 6, p. 703-710. 2015. .

MÍDIA DADOS. 2017. Mídia digital. .

OLIVEIRA, S. C. M; et al. Bibliometria em artigos de contabilidade aplicada ao setor público. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS. 20., 2013, Uberlândia. Anais. São Leopoldo: Associação Brasileira de Custos, 2013.

TAPSCOTT, D. Grown up digital: how the Net generation is changing your world. New York: McGraw-Hill, 2009. .

TURCHI, R. S. Estratégias de marketing digital e e-commerce. São Paulo: Atlas, 2012.

YADAV, M. S.; de VALCK, K.; HENNIG-THURAU, T.; HOFFMAN, D. L.; SPANN, M. Social commerce: a contingency framework for assessing marketing potential. Journal of Interactive Marketing, v. 27, n. 4, p. 311-323. 2013. .