Posicionamento Estratégico de Mercado em uma Pequena Empresa Varejista de Materiais de Construção Outros Idiomas

ID:
54511
Resumo:
Este estudo tem como objetivo elaborar um posicionamento estratégico de mercado em uma pequena empresa atuante no ramo do varejo de materiais de construção, localizada na cidade de Cascavel-PR. Para cumprimento do mesmo foi utilizada as ferramentas SWOT e Matriz BCG, além de entrevistas e visitas que possibilitaram a análise das principais variáveis relacionadas a organização objeto deste estudo. A análise foi pautada na identificação de possíveis ineficiências no processo de gestão, para as quais foram propostas melhorias. Através das forças nota-se que a empresa encontrou o seu diferencial no mercado em que atua, porém, para ampliar as suas vendas necessita de alguns investimentos para melhorar o espaço físico da qual hoje tem disponível. As oportunidades mostram que com um público alvo definido, a empresa localizada estrategicamente em uma área que favorece o acesso desses clientes deve continuar usando isso a seu favor. Ademais, a empresa deve procurar investir na linha de produtos que já possui e aproveitar as oportunidades de crescimento na construção civil. Deste modo, as principais contribuições práticas deste estudo estão relacionadas em apresentar aos empresários possibilidades de ampliar a área de atuação e por consequência, os lucros.
Citação ABNT:
LOCH, P.; NARDI, A. C.; BULHÕES, R. Posicionamento Estratégico de Mercado em uma Pequena Empresa Varejista de Materiais de Construção. Revista Eletrônica Científica do CRA-PR, v. 5, n. 2, p. 119-128, 2018.
Citação APA:
Loch, P., Nardi, A. C., & Bulhões, R. (2018). Posicionamento Estratégico de Mercado em uma Pequena Empresa Varejista de Materiais de Construção. Revista Eletrônica Científica do CRA-PR, 5(2), 119-128.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/54511/posicionamento-estrategico-de-mercado-em-uma-pequena-empresa-varejista-de-materiais-de-construcao/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ABICHEQUER, C. C. H. Elaboração de planejamento estratégico: estudo em uma empresa franqueadora de calçados e acessórios. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração. Porto Alegre, 2011.

ARAÚJO, A.; TEIXEIRA, E. M.; LICÓRIO, C. A importância da gestão no planejamento do fluxo de caixa para o controle financeiro de micros e pequenas empresas. Revista Eletrônica do Departamento de Ciências Contábeis & Departamento de Atuária e Métodos Quantitativos (REDECA), v. 2, n. 2, p. 73-88, 2015.

ARTICO, J. A.; CANTAROTTI, A. O secretário executivo no âmbito da consultoria. Revista Capital Científico-Eletrônica, v. 11, n. 1, 2013.

BARADEL, E. C.; MARTINS, S.; OLIVEIRA, A. R. Planejamento e controle financeiro: pesquisaação em uma microempresa varejista. Revista de Negócios, v. 15, n. 4, p. 78-96, 2010.

FALLER, L. P.; ALMEIDA, M. I. Planejamento por cenários: preparando pequenas empresas do varejo de móveis planejados para um futuro competitivo. RAUSP, v. 49, n. 1, 171-187, 2014.

JACINTHO, P. R. B. Consultoria empresarial: procedimentos para aplicação em micro e pequenas empresas. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, UFSC, Florianópolis, 2004.

KAUFMAN, R.; OAKLEY-BROWNE, H.; WATKINS, R.; LEIGH, D. Strategic planning for success: Aligning people, performance, and payoffs. Jossey-Bass: San Francisco, CA, 2003.

KICH, J.; PEREIRA, M. F. A influência da liderança, cultura, estrutura e comunicação organizacional no processo de implantação do planejamento estratégico. Cadernos EBAPE.BR, v. 9, n. 4, p. 1045-1065, 2011.

OLIVEIRA, M. L. Análise e planejamento estratégico como meio de maturação de uma microempresa. Revista de Administração e Negócios da Amazônia, v. 9, n. 1, p. 112-128, 2017.

PEREIRA, F. C. M.; BARBOSA, R. R. Uso de fontes de informação por consultores empresariais: um estudo junto ao mercado de consultoria de Belo Horizonte. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 13, n. 1, p. 95-111, 2008.

PESSÔA, L. C.; COSTA, G.; MACCARI, E. As micro e pequenas empresas, o Simples Nacional e o problema dos créditos de ICMS. Revista Direito GV, v. 12, n. 2, p. 345-363, 2016.

PORTER, M. E. Competição: estratégias competitivas essenciais. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

RALIO, V. R. Z.; DONADONE, J. C. Estudo sobre o histórico de atuação do Sebrae na consultoria para micro e pequenas empresas brasileiras. Gepros: Gestão da Produção, Operações e Sistemas, v. 10, n. 2, p. 33, 2015.

REGINATO, L. The contribution of information technology to strategic planning. International Journal of Strategic Management, v. 11, n. 1, 2011.

SOUZA, L. L. C.; HOLANDA, R. R.; SOUSA, S. P.; COSTA, E. C. Estratégias de inovação e crescimento sustentadas por práticas da Gestão do Conhecimento. Navus-Revista de Gestão e Tecnologia, v. 3, n. 2, p. 89-104, 2013.

SOUZA, W.; QUALHARINI, E. O Planejamento estratégico nas Micro e Pequenas Empresas. In: III Workshop Gestão Integrada: Riscos e Desafios. Centro Universitário Senac, São Paulo, 2007.

STEFANOVSKA, L.; SOLUNCEVSKI, M. Challenges and problems in the process of strategic planning in micro, small and medium enterprises. International May Conference on Strategic Management. Anais… Universidade de Belgrado, Sérvia, p. 211-219, 2015.

TERENCE, A. C. F.; ESCRIVÃO FILHO, E. Elaboração do planejamento estratégico: estudo e aplicação de um roteiro em pequenas empresas. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 1, n. 2, p. 34-50, 2007.