Afinal, o que é Business Process Management (BPM)? Um novo conceito para um novo contexto Outros Idiomas

ID:
5454
Resumo:
Processos de negócios resultam em produtos ou serviços entregues pelas empresas. Sua importância nas organizações se mostra principalmente por integrarem diferentes atividades em áreas funcionais distintas, envolvendo funcionários, clientes e parceiros de negócios, com objetivo único. No entanto, muitas organizações são estruturadas e orientadas por funções específicas, o que acaba dificultando esta visão unificada dos processos. Além disso, historicamente as ferramentas de Tecnologia da Informação (TI) têm sido desenvolvidas e implantadas baseadas no gerenciamento dos dados e não dos processos de negócios. O Business Process Management (BPM) é uma junção entre as teorias de gestão e TI que provê o gerenciamento do ciclo de vida dos processos, facilitando a descoberta, projeto, execução, controle, monitoramento e análise dos processos através de metodologia e tecnologias que possam se adaptar às situações de mudança mais rapidamente e tornar os objetivos de negócios mais palpáveis. O BPM se utiliza de conceitos anteriormente popularizados na administração, como reengenharia e qualidade total e de tecnologias como ERP (Sistemas Integrados de gestão) e workflow, além de novos conceitos para se integrar à estrutura de TI existente na empresa, como SOA (Arquitetura Orientada a Serviços). O presente artigo objetiva apresentar estes conceitos relacionados direta e indiretamente ao BPM, de maneira a esclarecer a comunidade acadêmica e profissional a cerca de sua importância.
Citação ABNT:
SOUSA NETO, M. V.; MEDEIROS JUNIOR, J. V. Afinal, o que é Business Process Management (BPM)? Um novo conceito para um novo contexto. Revista Eletrônica de Sistemas de Informação, v. 7, n. 2, art. 9, p. 1-19, 2008.
Citação APA:
Sousa Neto, M. V., & Medeiros Junior, J. V. (2008). Afinal, o que é Business Process Management (BPM)? Um novo conceito para um novo contexto. Revista Eletrônica de Sistemas de Informação, 7(2), 1-19.
DOI:
10.5329/RESI.2008.0702009
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/5454/afinal--o-que-e-business-process-management--bpm---um-novo-conceito-para-um-novo-contexto/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
BEA. Extending the Business Value of SOA Through Business Process Management. BEA White Paper, 2006.

BORGES, Eduardo. Modelagem de Negócios com BPMN. Disponível em http://homepages.dc c.ufmg.br/~clarindo/arquivos/disciplinas/umlmpn/material/transparencias/modelagem-denegocio-com-bpmn.pdf. Acesso em 16.12.2008.

CURTIS, Bill; ALDEN, Jonh. Business Process Improvement Guided by the BPMM. BPTrends Column. Nov., 2006. DE SORDI, José Osvaldo. Gestão por processos: uma abordagem da moderna administração. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

GONÇALVES, José Ernesto Lima. As empresas são grandes coleções de processos. Revista de Administração de Empresas , v. 40, n. 1, 6-19, 2000.

HARMON, Paul. BPM Methodologies and Process Maturity. BPTrends: Business Process Trends. Volume 4, Number 9, 2006. Disponível em http://www.bptrends.com/publicationfiles/bpt advisor2006May16.pdf. Acesso em 02.08.2008.

HURWITZ, Judith at all. Service Oriented Architecture for Dummies. Wiley, 2007.

JESTON, John; NELIS, Johan. Business Process Management: Practical Guidelines to Successful Implementations. Elsevier, 2006. MADISON, Dan. Process Mapping, Process Improvement and Process Management: a practical guide to enhancing work and information workflow. California: Paton Press

LCC, 2005.

__________. Processo, que processos? Revista de Administração de Empresas, v.40, n. 4, 819, 2000.

ROSEN, Mike. BPM and SOA: Where does one and and the othe begin? BPTrends: Business process Trends. 2006. Disponível em http://www.bptrends.com/publicationfiles/0106%20COL%20SOA%20Where%20Does%20One%20End%20- %20Rosen.pdf. Acesso em 02.08.2008.

SKH0CJUNN2JVN?articleID=199204260&pgno =2. Acesso em 07.01.2009.

SMITH, Howard; FINGAR, Peter. Business Process Management: the third wave. Florida: Meghan-Kiffer Press, 2002.

SMITH, Ralph. Business Process Management and the Balanced Scorecard: using process as strategic drivers. Wiley, 2007. TANRIKORU, Tulur. Business Process Management 101: The Basics of BPM and How to Choose the Right Suite. Disponível em http://www.intelligententerprise.com/showArticle. jhtml;jsessionid=U5GAPNWW2TCNWQSNDLR

WESKE, Mathias. Business Process Management: concepts, languages, architectures. Springer, 2007.