Afinal, o que é Business Process Management (BPM)? Um novo conceito para um novo contexto Outros Idiomas

ID:
5454
Resumo:
Processos de negócios resultam em produtos ou serviços entregues pelas empresas. Sua importância nas organizações se mostra principalmente por integrarem diferentes atividades em áreas funcionais distintas, envolvendo funcionários, clientes e parceiros de negócios, com objetivo único. No entanto, muitas organizações são estruturadas e orientadas por funções específicas, o que acaba dificultando esta visão unificada dos processos. Além disso, historicamente as ferramentas de Tecnologia da Informação (TI) têm sido desenvolvidas e implantadas baseadas no gerenciamento dos dados e não dos processos de negócios. O Business Process Management (BPM) é uma junção entre as teorias de gestão e TI que provê o gerenciamento do ciclo de vida dos processos, facilitando a descoberta, projeto, execução, controle, monitoramento e análise dos processos através de metodologia e tecnologias que possam se adaptar às situações de mudança mais rapidamente e tornar os objetivos de negócios mais palpáveis. O BPM se utiliza de conceitos anteriormente popularizados na administração, como reengenharia e qualidade total e de tecnologias como ERP (Sistemas Integrados de gestão) e workflow, além de novos conceitos para se integrar à estrutura de TI existente na empresa, como SOA (Arquitetura Orientada a Serviços). O presente artigo objetiva apresentar estes conceitos relacionados direta e indiretamente ao BPM, de maneira a esclarecer a comunidade acadêmica e profissional a cerca de sua importância.
Citação ABNT:
SOUSA NETO, M. V.; MEDEIROS JUNIOR, J. V. Afinal, o que é Business Process Management (BPM)? Um novo conceito para um novo contexto. Revista Eletrônica de Sistemas de Informação, v. 7, n. 2, art. 9, p. 1-19, 2008.
Citação APA:
Sousa Neto, M. V., & Medeiros Junior, J. V. (2008). Afinal, o que é Business Process Management (BPM)? Um novo conceito para um novo contexto. Revista Eletrônica de Sistemas de Informação, 7(2), 1-19.
DOI:
10.5329/RESI.2008.0702009
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/5454/afinal--o-que-e-business-process-management--bpm---um-novo-conceito-para-um-novo-contexto/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
__________. Processo, que processos? Revista de Administração de Empresas, v.40, n. 4, 819, 2000.

BEA. Extending the Business Value of SOA Through Business Process Management. BEA White Paper, 2006.

BORGES, Eduardo. Modelagem de Negócios com BPMN. Disponível em http://homepages.dc c.ufmg.br/~clarindo/arquivos/disciplinas/umlmpn/material/transparencias/modelagem-denegocio-com-bpmn.pdf. Acesso em 16.12.2008.

CURTIS, Bill; ALDEN, Jonh. Business Process Improvement Guided by the BPMM. BPTrends Column. Nov., 2006. DE SORDI, José Osvaldo. Gestão por processos: uma abordagem da moderna administração. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

GONÇALVES, José Ernesto Lima. As empresas são grandes coleções de processos. Revista de Administração de Empresas , v. 40, n. 1, 6-19, 2000.

HARMON, Paul. BPM Methodologies and Process Maturity. BPTrends: Business Process Trends. Volume 4, Number 9, 2006. Disponível em http://www.bptrends.com/publicationfiles/bpt advisor2006May16.pdf. Acesso em 02.08.2008.

HURWITZ, Judith at all. Service Oriented Architecture for Dummies. Wiley, 2007.

JESTON, John; NELIS, Johan. Business Process Management: Practical Guidelines to Successful Implementations. Elsevier, 2006. MADISON, Dan. Process Mapping, Process Improvement and Process Management: a practical guide to enhancing work and information workflow. California: Paton Press

LCC, 2005.

ROSEN, Mike. BPM and SOA: Where does one and and the othe begin? BPTrends: Business process Trends. 2006. Disponível em http://www.bptrends.com/publicationfiles/0106%20COL%20SOA%20Where%20Does%20One%20End%20- %20Rosen.pdf. Acesso em 02.08.2008.

SKH0CJUNN2JVN?articleID=199204260&pgno =2. Acesso em 07.01.2009.

SMITH, Howard; FINGAR, Peter. Business Process Management: the third wave. Florida: Meghan-Kiffer Press, 2002.

SMITH, Ralph. Business Process Management and the Balanced Scorecard: using process as strategic drivers. Wiley, 2007. TANRIKORU, Tulur. Business Process Management 101: The Basics of BPM and How to Choose the Right Suite. Disponível em http://www.intelligententerprise.com/showArticle. jhtml;jsessionid=U5GAPNWW2TCNWQSNDLR

WESKE, Mathias. Business Process Management: concepts, languages, architectures. Springer, 2007.