Planejamento Estratégico numa Igreja Protestante Brasileira: Estudo do Processo de Implantação por meio da Pesquisa-Ação Outros Idiomas

ID:
54642
Resumo:
Atualmente, observa-se um acirramento da disputa por espaço entre as igrejas protestantes brasileiras, boa parte delas imbuída de uma forte visão expansionista. Nesse cenário, assumir a estratégia correta pode representar a diferença entre o sucesso e o desaparecimento. No entanto, apesar da óbvia contribuição que o Planejamento Estratégico (PE) poderia agregar, há exígua literatura focada no processo de sua implantação em igrejas protestantes brasileiras. Sendo assim, esse trabalho descreve um processo de implantação do PE junto a uma igreja protestante brasileira típica. O método de pesquisa adotado foi a Pesquisa-ação, escolhida em função do envolvimento direto do pesquisador com seu objeto de estudo. Os resultados alcançados atestam, para condições similares a dessa pesquisa, a viabilidade do modelo de PE utilizado e da forma de implantação descrita. Os elementos que se mostraram relevantes para o sucesso e efetividade do PE, tanto internos quanto externos à igreja, também são apresentados.
Citação ABNT:
MAIA, M. C.; GARCIA, L. G. Planejamento Estratégico numa Igreja Protestante Brasileira: Estudo do Processo de Implantação por meio da Pesquisa-Ação. Revista Gestão & Planejamento, v. 20, n. 1, p. 382-398, 2019.
Citação APA:
Maia, M. C., & Garcia, L. G. (2019). Planejamento Estratégico numa Igreja Protestante Brasileira: Estudo do Processo de Implantação por meio da Pesquisa-Ação. Revista Gestão & Planejamento, 20(1), 382-398.
DOI:
10.21714/2178-8030gep.v20.3498
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/54642/planejamento-estrategico-numa-igreja-protestante-brasileira--estudo-do-processo-de-implantacao-por-meio-da-pesquisa-acao/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português