Estudo sobre a Adoção de Práticas de Contabilidade Gerencial em Empresas Hoteleiras de Florianópolis, SC, Brasil Outros Idiomas

ID:
54643
Periódico:
Resumo:
O objetivo deste estudo é analisar a adoção de práticas de contabilidade gerencial em empresas hoteleiras. Para atingir esse objetivo, um questionário foi aplicado a 15 hotéis da grande Florianópolis, SC, Brasil, filiados à Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), no período de abril de 2014 a maio de 2016. Com essa limitação, os resultados servem para o escopo específico e mostram que a contabilidade gerencial é adotada em grande parte das empresas hoteleiras pesquisadas. Dos resultados, pode-se destacar o uso dos métodos de custeio por absorção e de custeio padrão, a utilização do orçamento para planejamento anual e controle de custos, medidas de rentabilidade e análise de rentabilidade do produto e de clientes, e análise dos pontos fortes e fracos e da posição dos concorrentes. Isso mostra que geralmente os hotéis adotam práticas tradicionais, de primeiro e segundo estágio. Entre as possíveis mudanças apontadas pelos gestores hoteleiros para os próximos três anos está a utilização de medidas não financeiras relacionadas à inovação e à gestão baseada em atividades.
Citação ABNT:
LUNKES, R. J.; COSTA, C. H.; BORTOLUZZI, D. A.; ROSA, F. S. Estudo sobre a Adoção de Práticas de Contabilidade Gerencial em Empresas Hoteleiras de Florianópolis, SC, Brasil . Turismo em Análise, v. 29, n. 2, p. 216-235, 2018.
Citação APA:
Lunkes, R. J., Costa, C. H., Bortoluzzi, D. A., & Rosa, F. S. (2018). Estudo sobre a Adoção de Práticas de Contabilidade Gerencial em Empresas Hoteleiras de Florianópolis, SC, Brasil . Turismo em Análise, 29(2), 216-235.
DOI:
http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v29i2p216-235
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/54643/estudo-sobre-a-adocao-de-praticas-de-contabilidade-gerencial-em-empresas-hoteleiras-de-florianopolis--sc--brasil-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português