Impacto da Introdução de 'Market Makers' nas Negociações das 'Brazilian Depositary Receipts' Outros Idiomas

ID:
54670
Resumo:
O presente estudo se propõe a analisar o efeito gerado na liquidez das Brazilian Depositary Receipts (BDRs) com a introdução de market makers para esses ativos. A amostra desse estudo foi composta pelas BDRs com pelo menos 200 dias de negociações anteriores e posteriores à contratação dos market makers, chegando-se assim ao número final de 42 BDRs entre os anos de 2010 e 2017. Para os ativos da amostra foram obtidas as séries históricas das proxies de liquidez (bid-ask-spread, número de negócios e volume), posteriormente foi estimado um modelo AR(1) para cada BDR e então empregado o teste de Chow para se verificar a estabilidade dos parâmetros dos modelos. Os resultados encontrados na análise do teste de Chow apontaram que, para um nível de confiança de 99%, 29 BDRs, ou seja, 69% das BDRs estudadas, tiveram mudanças abruptas e estatisticamente significativas no bid-ask-spread, 23 BDRs (55%) apresentaram mudanças significativas no número de negócios e 22 BDRs (52%) apresentaram mudanças significativas no volume. Ao flexibilizar o nível de confiança para 95%, 32 BDRs (76%) apresentaram mudanças no bid-ask-spread, 29 BDRs (69%) apresentaram mudanças no número de negócios e 29 BDRs, ou seja, 69% tiveram mudanças estatisticamente significativas no volume. Esse resultado apresenta, portanto, fortes evidências sobre a influência dos market makers na liquidez de mercado das BDRs, mostrando que a contratação de formadores de mercado pode aumentar a liquidez e contribuir de maneira significativa com as negociações desses papéis.
Citação ABNT:
RIBEIRO, J. E.; SOUZA, A. A.; CARVALHO, G. A.; AMARAL, H. F. Impacto da Introdução de 'Market Makers' nas Negociações das 'Brazilian Depositary Receipts' . Revista Catarinense da Ciência Contábil, v. 18, n. nd, p. 1-16, 2019.
Citação APA:
Ribeiro, J. E., Souza, A. A., Carvalho, G. A., & Amaral, H. F. (2019). Impacto da Introdução de 'Market Makers' nas Negociações das 'Brazilian Depositary Receipts' . Revista Catarinense da Ciência Contábil, 18(nd), 1-16.
DOI:
10.16930/2237-766220192804
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/54670/impacto-da-introducao-de--market-makers--nas-negociacoes-das--brazilian-depositary-receipts--/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português