Espiritualidade no Ambiente de Trabalho e sua Relação com a Percepção de Sucesso na Carreira do Indivíduo Outros Idiomas

ID:
54673
Resumo:
OBJETIVO: analisar a relação entre espiritualidade no trabalho e percepção de sucesso na carreira, assumindo sucesso em âmbito subjetivo e objetivo. MÉTODO: abordagem quantitativa, com ancoragem descritiva, utilizando pesquisa do tipo survey (questionários digitais). Foram adotadas duas escalas: Escala de Percepção de Sucesso na Carreira (EPSCR) e Inventário de Espiritualidade no Trabalho (IETR). ORIGINALIDADE/RELEVÂNCIA: a espiritualidade tem influência sobre o desempenho no ambiente de trabalho, englobando conceitos próprios de diversas culturas e aspectos universais como moral, ética, honestidade, justiça, confiança e incentivo. Ao se admitir que a vida profissional afeta as atividades pessoais, assume-se que a espiritualidade no ambiente das organizações indica que indivíduos são mais que corpos e mentes enquanto trabalham e buscam sucesso. RESULTADOS: a percepção de espiritualidade possibilita vínculo de bem-estar individual e social no ambiente de trabalho. O trabalho, desde que assumido como propósito de vida, impacta de forma positiva na Percepção de Sucesso na Carreira, que apresenta relação significativa com o construto senso de comunidade. Portanto, um trabalho que dê sentido ao indivíduo, tende a tornar positiva sua percepção de sucesso na carreira, ou seja, fazendo sua vida ter mais sentido. CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS/METODOLÓGICAS: reflexão sobre determinadas dimensões intrínsecas ao ser humano no ambiente de trabalho, levando em conta as relações sociais, sob a ótica da espiritualidade, incentivando ampliação do debate sobre a questão humanista nas organizações.
Citação ABNT:
TENFEN, M. F.; VENELLI-COSTA, L.; VIEIRA, A. M.; SANEMATSU, L. S. A. Espiritualidade no Ambiente de Trabalho e sua Relação com a Percepção de Sucesso na Carreira do Indivíduo . Contabilidade, Gestão e Governança, v. 22, n. 2, p. 153-170, 2019.
Citação APA:
Tenfen, M. F., Venelli-costa, L., Vieira, A. M., & Sanematsu, L. S. A. (2019). Espiritualidade no Ambiente de Trabalho e sua Relação com a Percepção de Sucesso na Carreira do Indivíduo . Contabilidade, Gestão e Governança, 22(2), 153-170.
DOI:
http://dx.doi.org/10.21714/1984-3925_2019v22n2a1
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/54673/espiritualidade-no-ambiente-de-trabalho-e-sua-relacao-com-a-percepcao-de-sucesso-na-carreira-do-individuo-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português