Determinantes da Estrutura de Capital das Empresas que Compõem o Índice Small Caps da B3 Outros Idiomas

ID:
54677
Resumo:
OBJETIVO: O estudo objetivou analisar os determinantes do endividamento de curto (ECP) e de longo prazo (ELP) das empresas que compõem o Índice SMLL da B3, a fim de identificar qual teoria, trade-off ou pecking order, melhor descreve o comportamento destas empresas. MÉTODO: Foram empregados modelos de dados em painel, tendo como variáveis explicativas a rentabilidade, o risco, o tamanho, a liquidez corrente, o crescimento e a tangibilidade dos ativos. RELEVÂNCIA: O estudo destaca-se por analisar a adequação das teorias sobre estrutura de capital ao contexto de empresas de menor capitalização, listadas em bolsa de valores de um país emergente. RESULTADOS: Nos resultados apontou-se que, a rentabilidade e a liquidez corrente apresentaram uma relação negativa com o ECP, enquanto as variáveis tamanho, crescimento e tangibilidade apresentaram uma relação positiva com esta variável. No longo prazo, as variáveis rentabilidade e tangibilidade apresentaram uma relação negativa com o ELP e, as variáveis risco e tamanho apresentaram uma relação positiva com essa medida de endividamento. CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS: A contribuição teórica do estudo reside no apontamento de que, no curto prazo, a teoria da pecking order mostrouse mais adequada para descrever a escolha do nível de endividamento, enquanto para o endividamento de longo prazo, não houve predomínio de uma teoria. CONTRIBUIÇÕES PARA A GESTÃO: No campo prático, o estudo contribui ao apontar a relação entre diferentes variáveis e a decisão de endividamento, sendo tal conhecimento útil para uma tomada de decisão mais assertiva pelos investidores e gestores.
Citação ABNT:
CARVALHO, G. A.; RIBEIRO, J. E.; AMARAL, H. F. Determinants of Capital Structure of Companies that Make up the Small Caps Index of B3. Contabilidade, Gestão e Governança, v. 22, n. 2, p. 227-242, 2019.
Citação APA:
Carvalho, G. A., Ribeiro, J. E., & Amaral, H. F. (2019). Determinants of Capital Structure of Companies that Make up the Small Caps Index of B3. Contabilidade, Gestão e Governança, 22(2), 227-242.
DOI:
http://dx.doi.org/10.21714/1984-3925_2019v22n2a5
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/54677/determinantes-da-estrutura-de-capital-das-empresas-que-compoem-o-indice-small-caps-da-b3-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Inglês