Influência das Conexões Políticas na Evidenciação de Informações Socioambientais Outros Idiomas

ID:
54681
Resumo:
OBJETIVO: Analisar a influência das conexões políticas na evidenciação de informações socioambientais. MÉTODO: A amostra da pesquisa é composta por 370 empresas listadas na B3. Para determinar o nível de evidenciação socioambiental foram analisados os relatórios de sustentabilidade de 2016, com base nas diretrizes do Relato Integrado (RI). Quanto às conexões políticas, foram analisadas, a existência de participação acionária de político ou do governo em empresas e as doações realizadas pelas companhias às campanhas eleitorais, ambas relativas ao ano de 2014. ORIGINALIDADE/RELEVÂNCIA: A discussão no meio acadêmico nacional sobre os reflexos causados pelas conexões estabelecidas entre empresas e governo, principalmente considerando a evidenciação socioambiental como vertente afetada, ainda é incipiente. RESULTADOS: Os resultados não permitem afirmar o real efeito das conexões políticas sobre o índice de divulgação socioambiental, mas há indícios de uma influência negativa nesse âmbito. As influências do tamanho, participação da empresa na carteira ISE e da atuação da empresa em segmento regulamentado, sobre o nível de evidenciação socioambiental, são explicadas pela Teoria da Legitimidade. CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS/METODOLÓGICAS: Percebe-se indícios de que no Brasil o efeito das conexões políticas sobre a evidenciação socioambiental é negativo, em decorrência do ambiente institucional fraco, com regras e regulamentos deficitários. Ressalta-se a importância da evidenciação dessas informações, dado o crescente impacto econômico, social e ambiental proporcionado pelas companhias na região em que atuam e à sociedade em geral.
Citação ABNT:
KOPROWSKI, S.; NARDIN, M.; RIZZI, D. I.; MAZZIONI, S.; MOURA, G. D. Influência das Conexões Políticas na Evidenciação de Informações Socioambientais. Contabilidade, Gestão e Governança, v. 22, n. 2, p. 299-315, 2019.
Citação APA:
Koprowski, S., Nardin, M., Rizzi, D. I., Mazzioni, S., & Moura, G. D. (2019). Influência das Conexões Políticas na Evidenciação de Informações Socioambientais. Contabilidade, Gestão e Governança, 22(2), 299-315.
DOI:
http://dx.doi.org/10.21714/1984-3925_2019v22n2a9
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/54681/influencia-das-conexoes-politicas-na-evidenciacao-de-informacoes-socioambientais/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português