The Role of Relational Marketing on the Consumer Buying Decision of Travel Agencies Outros Idiomas

ID:
54689
Resumo:
Este estudo pretende entender como pode ser influenciada a decisão de compra do consumidor no contexto das agências de viagens. O estudo analisa como ocorre a interação relacional entre clientes e empresas do setor, percebendo de que forma as empresas utilizam o marketing relacional como estratégia de mercado e se esse é um fator de influência na tomada de decisão do consumidor. Foram realizadas entrevistas exploratórias com diretores das agências de viagens, com o intuito de compreender a relevância do uso do marketing relacional na criação e manutenção dos clientes das empresas que administram. Os resultados apontam que o uso das relações como fonte de valor nos negócios das agências de viagens é comum e é visto pelas empresas como uma forma de combater a crescente concorrência virtual no mercado, sendo o relacionamento com o cliente visto como um diferencial. e um fator de influência positivo. Do ponto de vista do consumidor, o relacionamento com o agente de viagens é visto como um elemento que aumenta a confiança no produto adquirido, sendo considerado também pelos consumidores como um fator de influência positivo. Foi muito interessante observar a forma como o mercado das agências de viagens sobrevive e como ele se relaciona com os clientes, tornando-se mais competitivo e consequentemente criando valor superior para o cliente. Este estudo pretendeu contribuir para o marketing de agências de viagens, incentivando o debate sobre o marketing relacional e sua importância no aumento da competitividade do setor. O objetivo do estudo foi analisar os pontos de vista de consumidores e empresas, a fim de promover esse debate e entender os pontos de convergência entre ambos.
Citação ABNT:
SILVA, V.; SOUSA, B.; GONÇALVES, M. The Role of Relational Marketing on the Consumer Buying Decision of Travel Agencies. Marketing & Tourism Review, v. 4, n. 1, p. 1-25, 2019.
Citação APA:
Silva, V., Sousa, B., & Gonçalves, M. (2019). The Role of Relational Marketing on the Consumer Buying Decision of Travel Agencies. Marketing & Tourism Review, 4(1), 1-25.
DOI:
https://doi.org/10.29149/mtr.v4i1.5033
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/54689/the-role-of-relational-marketing-on-the-consumer-buying-decision-of-travel-agencies/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Inglês