Entre Valores e Entrincheiramento: Uma Análise em uma Instituição Federal de Ensino Superior Outros Idiomas

ID:
54741
Resumo:
Este estudo teve por objetivo analisar como valores do trabalho e entrincheiramento organizacional se relacionam em servidores de uma Instituição Federal de Ensino Superior. O entrincheiramento nasce da proposta de um comprometimento unidimensional, apenas de base afetiva, enquanto a base cognitiva torna-se um novo constructo. Assim, faz-se necessário analisar as relações desse novo vínculo com os demais aspectos organizacionais, como os valores do trabalho. Para isso, foram utilizadas a Escala Revisada de Valores Relativos ao Trabalho (EVT-R) e a versão reduzida da Escala de Entrincheiramento Organizacional (EEO), junto a 220 servidores públicos de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Utilizou-se uma abordagem quantitativa, de natureza descritiva, por meio do alfa de Cronbach e da correlação de Spearman. Os resultados obtidos apontam evidências de possíveis relações entre entrincheiramento organizacional e valores do trabalho, de modo que os tipos motivacionais de poder, universalismo, benevolência, realização, autodeterminação e estimulação provavelmente estão relacionados à percepção dos servidores sobre estabilidade financeira, empregabilidade, alternativas no mercado de trabalho e investimentos feitos para a adaptação. De modo geral, os resultados desta pesquisa buscam fornecer um panorama mais amplo de como os valores e entrincheiramento se relacionam para os servidores, fornecendo, então, reflexões para futuros estudos.
Citação ABNT:
SILVA, S. R. M.; PAIVA, L. E. B.; LIMA, T. C. B. Entre Valores e Entrincheiramento: Uma Análise em uma Instituição Federal de Ensino Superior . GESTÃO.Org - Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, v. 17, n. 1, p. 1-16, 2019.
Citação APA:
Silva, S. R. M., Paiva, L. E. B., & Lima, T. C. B. (2019). Entre Valores e Entrincheiramento: Uma Análise em uma Instituição Federal de Ensino Superior . GESTÃO.Org - Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, 17(1), 1-16.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/54741/-entre-valores-e-entrincheiramento--uma-analise-em-uma-instituicao-federal-de-ensino-superior-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português